Atualmente disponível em vídeos de no máximo três minutos, o Reels (a resposta ao TikTok vinda do Instagram) pode mais que dobrar a sua duração e chegar a 10 minutos completos. A informação vem do analista de apps Alessandro Paluzzi.

O concorrente TikTok já permite vídeos de 10 minutos há algum tempo, ressaltando uma tendência que, agora, parece chegar também à rede social da Meta: assim como o competidor chinês, o Reels também foi concebido como uma plataforma para vídeos curtos, mas agora ambos parecem querer pegar um pedaço do mercado do YouTube, onde normalmente vemos os vídeos mais longos.

Paralelamente, o YouTube vem investindo cada vez mais no “Shorts”, que o coloca no mesmo patamar…do TikTok e Instagram Reels. As mudanças das três plataformas indicam, cada vez mais, uma corrida para se tornar um “app de tudo” (por que choras, Elon Musk?) e atender a todos os formatos em uma só rede.

As informações compartilhadas por Paluzzi já foram confirmadas pela Meta, a dona do Instagram. A empresa liderada por Mark Zuckerberg afirmou que o material se trata de um “protótipo”, sem oferecer mais detalhes sobre como ou quando isso deve ser implementado. Conhecendo o histórico da Meta, podemos especular que haverá uma fase de testes públicos (beta) antes de qualquer lançamento formal, mas o simples fato da empresa confirmar a existência do material – normalmente, ela prefere a negação ou o silêncio – já é um forte indício de que a implementação da mudança no Instagram Reels é apenas uma questão de “quando”, não se “vai ou não vai”.

Mudança no Reels pode indicar revolução na produção de conteúdo

Ampliar a duração dos vídeos publicados no Reels pode afetar – para melhor ou pior – a geração de conteúdo e jornalismo online. Isso porque, hoje, estudos de profissionais das redes sociais mostram que o “melhor caminho” é produzir materiais de diferentes abordagens para diferentes redes.

Note, por exemplo, os nossos próprios perfis: normalmente, reservamos as publicações mais técnicas para vídeos longos no canal do KaBum! TV no YouTube, enquanto nossos perfis no TikTok e Instagram priorizam as notas curtas, como coberturas de eventos.

Instagram quer aumentar duração dos Reels para 10 minutos: como isso muda a geração de conteúdo online?
Instagram quer aumentar duração dos Reels para 10 minutos: como isso muda a geração de conteúdo online?
Instagram quer aumentar duração dos Reels para 10 minutos: como isso muda a geração de conteúdo online?

Se a convenção dos 10 minutos ser priorizada tanto no Reels como no TikTok, nós essencialmente teríamos a capacidade de replicar conteúdos similares pelas três plataformas. Por um lado, atingimos um público maior com conteúdo maior e mais técnico. Por outro, arriscamos abrir concorrência contra nós mesmos.

Agora, imagine isso com influenciadores de enorme tração e público: é comum que um mesmo criador de conteúdo tenha perfis diferentes de seguidores no TikTok, Reels e YouTube. O que uma mudança dessa implicará na abordagem do seu público-alvo?

Encontrar esse equilíbrio pode ser a próxima capacidade técnica a ser valorizada na busca por profissionais do mercado de social media, que terão que estudar cada aplicação de caso antes de definir a melhor estratégia.

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