Android 14 poderá transformar seu celular em uma webcam
Mudança de código vista por especialista indica que Android 14 terá função nativa de transmissão de imagem, assim como já faz a AppleBy - Rafael Arbulu, 3 fevereiro 2023 às 12:02
Usar o smartphone como uma webcam não é lá a maior das novidades tecnológicas (temos um tutorial exatamente sobre isso…que saiu em agosto de 2021), mas o Android 14 deve receber esse recurso mesmo assim, de forma nativa, assim como a Apple já faz com o Continuity Cam no iOS.
O boato vem por meio do desenvolvedor e especialista no sistema operacional do Google, Mishaal Rahman, que disse em seu perfil no Twitter que viu a novidade após averiguar algumas mudanças no código do Android que justificam a expectativa.
2410788: Add selinux permissions for DeviceAsWebcam Service | https://t.co/dpAmEU1m4I
2410787: Add selinux permissions for ro.usb.uvc.enabled | https://t.co/gFKOyWPq5S
2415830: Prevent non-system apps from read ro.usb.uvc.enabled | https://t.co/x1JvioMp9v
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) February 2, 2023
A novidade em si reside no fato de que o Android 14 deve permitir o uso de um celular no papel de webcam de forma nativa: atualmente, você só faz isso por meio de aplicativos externos, como o Camo ou o DroidCam.
Entretanto, há um aspecto interessante que pode colocar a função do Android em vantagem em relação ao seu concorrente na Apple: enquanto a Continuity Cam trabalha exclusivamente em computadores da “Maçã” – como iMacs e macbooks – o sistema supostamente em desenvolvimento no Google trabalhará com qualquer computador.
Mais além, a nova função tem parametrização cabeada – em outras palavras, ela deve usar conexão via cabo USB – o que pode eliminar atrasos na transmissão da imagem.
Evidentemente, a informação ainda é um rumor, haja vista que não há qualquer comentário do Google sobre o assunto. Na verdade, quase não há nada comentado oficialmente sobre qualquer coisa pertinente ao Android 14: fora essa questão e aquela outra conversa sobre conexões via satélite (outra coisa, aliás, que a Apple instituiu nos iPhones mais recentes), ninguém está sabendo muito sobre o sistema operacional.
Comentários