Android 13: novas funções descritas em telas vazadas
Com o codinome Tiramisu, o Android 13 deve chegar em setembro, telas vazadas descrevem as novidades do sistema operacionalBy - Renata Aquino, 18 janeiro 2022 às 8:39
A próxima versão do sistema operacional mais usado em celulares, o Android 13, já teve suas principais características e telas vazadas. Com o codinome Tiramisu, a versão deve ser lançada em setembro.
A primeira mostra para desenvolvedores do Google do Android 13 deve acontecer depois de fevereiro. Em maio, acontece o evento Google I/O, onde deve ser lançado o primeiro beta. A versão estável oficial é aguardada para setembro. Entretanto, existe a possibilidade de que o Google adie o lançamento para outubro para coincidir com o lançamento do Pixel 7. As características e telas do sistema vazaram e o Android Police reproduziu.
Novas funções do Android 13
O Android 13 terá mudanças de interface, novas funcionalidades, melhorias de desempenho e segurança. As novidades reveladas ainda não foram divulgadas oficialmente, assim, pode ser que o Google decida remover alguma conforme o desempenho nas versões de teste. Confira a lista.
- Compartilhamento de mídia em dispositivos de terceiros próximos
Um novo elemento na interface de usuário do Android 13 será integrado para compartilhar música para um alto-falante próximo do celular. A função simplificará a transferência de conteúdo multimídia de um equipamento para outro. Ao aproximar-se do dispositivo, basta tocar na opção de compartilhamento que aparecerá na tela que a música será reproduzida no alto-falante ou fones, por exemplo.
Outros tipos de conteúdo poderão ser transferidos para outros celulares, tablets ou TVs. É possível também que a tecnologia seja utilizada para dispositivos que tenham chip ultra wide-band (UWB), que ainda são raros no ecossistema Android. A próxima versão do sistema deve tornar mais fácil a compatibilidade com o padrão.
A função é chamada Media TTT (mídia toque para transferir), mas é possível que o nome mude e relembre o Android Beam ou o Nearby Share.
- Mudança de contas de usuário
Essa função fará com que o Android possa ser facilmente acessado por várias contas de usuário em um só equipamento, um tablet, por exemplo. É semelhante à tela inicial de computadores e levará a uma versão do sistema personalizada com aplicativos de cada usuário. Atualmente, há a opção de troca de usuário mas dentro de Configurações do Android.
Três tipos de perfis estarão disponíveis: administrador, restrito e usuário normal. Ainda não se sabe se a função estará disponível para celulares ou só tablets. De acordo com informações do Android Open Source Project (AOSP), pode ser que os perfis que não sejam o principal tenham a opção de pagamento sem fio via NFC.
- Desligar o Assistente do Google no botão Home
Finalmente, o Android 13 trará uma boa notícia para quem não é fã do assistente de voz do Google. Será possível desabilitar a ativação do assistente de voz no botão Home (usado para acessar os aplicativos).
A localização privilegiada do botão faz com que muitos usuários ativem o assistente acidentalmente. Com a opção de desabilitar, o sistema poderá ter melhor acessibilidade. A função será oferecida para navegação com três e dois botões principais.
- Linguagem de aplicativos
Usuários poderão escolher a linguagem de cada aplicativo instalado no Android 13. A opção pode ser acessada nas configurações de linguagem do sistema ou no menu pop-up de informações do app, que estará disponível ao tocar e segurar o nome de um aplicativo.
- Suporte a áudio Bluetooth LE (Baixa energia)
O Bluetooth LE é um padrão que vai substituir o atual BT com aprimoramentos como menor consumo de energia, suporte a multi-streaming para enviar transmissões para vários fones ou alto-falantes ao mesmo tempo e apoio a funções do protocolo de acessibilidade para dificuldade de escuta do Google. A função só será compatível com dispositivos que já estejam prontos para o padrão, que deve ter ampla adoção.
Android 13 may be the first release to add full support for Bluetooth LE Audio.
Google recently merged an LC3 (the LE Audio codec) encoder and is adding the codec as an option in settings. It'll be the highest priority A2DP source codec.
Commits: https://t.co/tXicKLMZbq pic.twitter.com/ZHcd22grEs
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) December 21, 2021
- Notificações de aplicativos desabilitadas por padrão
O Google testa uma função em que o usuário terá que autorizar o aplicativo para o envio de notificações. Por padrão, as notificações estarão desabilitadas. Pode ser, no entanto, que o desenvolvimento da função demore mais que o previsto e não saia a tempo de ser incluída na versão 13.
- Personalização do relógio da tela de bloqueio
Uma função que já está disponível no Android 12L, uma versão do sistema para tablets e smartphones dobráveis, estará no 13. O usuário poderá escolher dois modos de personalização do relógio. Poderá ser um tamanho maior no centro da tela, ou um menor no canto superior esquerdo. Fabricantes podem dar ainda mais opções de personalização do relógio.
- Melhor tempo de bateria
O gerenciador de economia de recursos do Android será aprimorado para reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia. Para isso, será usado um sistema de crédito de recursos. Cada aplicativo terá um número de créditos alocados e, caso a bateria fosse consumida, diminuiria o crédito. A intenção é forçar os aplicativos a se adaptarem reduzindo a atividade ou fechando processos inúteis.
- Desabilitada a função de término de processos fantasmas
Para otimizar a bateria, a função PhantomProcessKiller (término do processos fantasmas) que estava disponível no Android 12 não estará mais presente. Ela limitava o número de subprocessos a 32 e terminava processos fantasmas que poderiam consumir energia em segundo plano. A função restringia demais alguns aplicativos e não agradou aos desenvolvedores, assim o Google deverá desabilitá-la.
An update on the phantom process issue: Google has just submitted a patch that adds a toggle in Developer Options to disable the monitoring of phantom processes!https://t.co/Nfn2npZMkX
We probably won't see this until Android 13, though.
CC @agnosticapollo https://t.co/iPP4fO6GAE
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) December 14, 2021
- Leitor de códigos QR mais acessível
No Android 13 haverá um atalho para acesso ao leitor de códigos QR diretamente na tela de bloqueio. O atalho também estará disponível na interface de ajustes rápidos do sistema.
- Novas opções de tema
O tema Material You, apresentado no Android 12, permite mudar dinamicamente as cores da interface (até mesmo o menu de sistema e os ícones de aplicativo), dependendo do papel de parede escolhido. O esquema de cores Monet do tema será ainda mais personalizável no Android 13.
- Design do controle de volume
Um novo design no controle de volume deixará mais fácil controlar o som em dispositivos conectados ao Android. A estética e a conveniência melhorarão com um controle estilo mixer de volumes. Ainda há muitos ajustes a serem feitos nessa função e pode ser diferente da informação vazada.
- Melhorias de segurança
O Android 13 poderá adotar suporte ao protocolo DoH (DNS over HTTPS) de criptografia de dados. A novidade complementa o atual protocolo DoT (DNS over TLS) e protegerá o usuário de ataques online.
Comentários