Segurança: 6 contas são invadidas por minuto no Brasil, diz estudo
Levantamento global feito pela Surfshark indicou aumento de 74% nos casos de ataques relacionados a falha de segurança digitalBy - Rafael Arbulu, 4 agosto 2023 às 15:57
A segurança digital continua sendo um tópico problemático para o mundo. Segundo um levantamento da Surfshark (via Convergência Digital), somente no segundo trimestre de 2023, foram 110 milhões de casos de vazamento de contas de variados tipos – bancárias, perfis em redes sociais, e-commerce etc.
O número representa um crescimento de 2,6 vezes em relação ao primeiro trimestre – e um crescimento de 68% em casos de violações de segurança. Destes, os EUA representam a maior parte, com 49,8 milhões de casos confirmados. Seguido deles, vem Rússia (15,3 milhões), Espanha (3,7 milhões), França (3,4 milhões) e Turquia (2,8 milhões). O Brasil vem na 10ª posição, com 806 mil casos.
Apesar de não estarmos no “top 5”, a nossa situação é preocupante: apenas no nosso país, os mais de 800 mil casos representam um salto de 74% em relação ao trimestre anterior. Na prática, o Brasil tem seis contas invadidas a cada minuto. Pela América do Sul, o crescimento em conjunto de casos de violação de segurança saltou 90%.
O estudo reforça a impressão negativa de que o Brasil é terreno fértil para hackers e engenheiros sociais mal intencionados: de acordo com feito pela Kaspersky em maio de 2022, mesmo que 69% dos brasileiros acreditem que suas senhas estejam seguras, quase 20% dessas mesmas pessoas afirmam que já tiveram credenciais comprometidas de alguma forma.
Ainda assim, 85% dos brasileiros crêem que seja aceitável compartilhar dados privados – ou abrir mão de certos aspectos da segurança digital – em troca de benefícios, como descontos em lojas online, ainda que isso possa ir contra a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mais além, um outro estudo – este da NordPass – indicou que, das 20 senhas mais usadas globalmente, 83% podem ser quebradas ou adivinhadas em menos de um segundo. Isso, sem considerar os amplos golpes de clonagem de WhatsApp e outras ações que geram problemas – e custos – aos brasileiros, bem como os golpes feitos via Pix.
Comentários