Sebrae volta ao ar, mas sem qualquer atualização sobre ataque cibernético
Após três dias, portal foi restabelecido nesta sexta-feira, mas instituição ainda segue em silêncio sobre o casoBy - Liliane Nakagawa, 1 abril 2022 às 13:34
Após três dias fora do ar e sob cobranças de usuários nas redes sociais por falta de transparência, o portal Sebrae foi restabelecido nesta sexta-feira (1º). Entretanto, sem comunicado ou posicionamento sobre o período de paralisação e o ataque cibernético responsável por manter o site inacessível.
Em um thread fixada no perfil (@sebrae) da instituição, um tweet na terça-feira (29) afirmava havia sido tomado providências para que a interrupção e instabilidade no sistema, ‘causados por um ataque cibernético’, fossem ‘resolvidos a fim de remediar danos e responsabilizar infratores’. Aos que necessitavam do serviço de emissão de nota fiscal, a instituição disponibilizou contatos pelo telefone e WhatsApp, adicionando que “clientes e público serão atualizados oportunamente”.
O Sebrae tomou providências para que a interrupção e instabilidade no sistema, provocados por um ataque cibernético, sejam resolvidos, a fim de remediar danos e responsabilizar infratores envolvidos.
— Sebrae (@sebrae) March 29, 2022
Os usuários do portal, que oferece um cardápio diverso de cursos, oficinas, palestras, planilhas e aplicativos voltados a donos de micro e pequenas empresas e o microempreendedor individual, cobraram a falta de transparência e a demora para a restabelecimento dos serviços.
Não se sabe se o serviço de emissão de notas fiscais foi reestabelecido no portal, por enquanto, usuários são redirecionados a uma página do Sebrae em São Paulo.
Por não se tratar de companhia de capital aberto, o Sebrae não é obrigado a reportar ataques cibernéticos à instituição à CVM e também não tem de prestar contas ao governo via Gov.br.
Prestadora de serviços de tecnologia do Sebrae também não se pronunciou
O blog KaBuM! entrou em contato com a assessoria da ISH Tecnologia, prestadora de serviços responsável e a qual possui um contrato de quase R$ 150 milhões com a instituição. No entanto, até o fechamento desta matéria não houve retorno.
Com informações de Convergência Digital
Comentários