Após três dias fora do ar e sob cobranças de usuários nas redes sociais por falta de transparência, o portal Sebrae foi restabelecido nesta sexta-feira (1º). Entretanto, sem comunicado ou posicionamento sobre o período de paralisação e o ataque cibernético responsável por manter o site inacessível.

Sebrae volta ao ar, mas sem qualquer atualização sobre ataque cibernético

Imagem: Agência Sebrae de Notícias

Em um thread fixada no perfil (@sebrae) da instituição, um tweet na terça-feira (29) afirmava havia sido tomado providências para que a interrupção e instabilidade no sistema, ‘causados por um ataque cibernético’, fossem ‘resolvidos a fim de remediar danos e responsabilizar infratores’. Aos que necessitavam do serviço de emissão de nota fiscal, a instituição disponibilizou contatos pelo telefone e WhatsApp, adicionando que “clientes e público serão atualizados oportunamente”.

Os usuários do portal, que oferece um cardápio diverso de cursos, oficinas, palestras, planilhas e aplicativos voltados a donos de micro e pequenas empresas e o microempreendedor individual, cobraram a falta de transparência e a demora para a restabelecimento dos serviços.

Não se sabe se o serviço de emissão de notas fiscais foi reestabelecido no portal, por enquanto, usuários são redirecionados a uma página do Sebrae em São Paulo.

Por não se tratar de companhia de capital aberto, o Sebrae não é obrigado a reportar ataques cibernéticos à instituição à CVM e também não tem de prestar contas ao governo via Gov.br.

Prestadora de serviços de tecnologia do Sebrae também não se pronunciou

Sebrae volta ao ar, mas sem qualquer atualização sobre ataque cibernético

Imagem: ISH Tecnologia/Divulgação

O blog KaBuM! entrou em contato com a assessoria da ISH Tecnologia, prestadora de serviços responsável e a qual possui um contrato de quase R$ 150 milhões com a instituição. No entanto, até o fechamento desta matéria não houve retorno.

 

Com informações de Convergência Digital

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