Os esforços da TikTok para acalmar os receios sobre privacidade de dados nos EUA têm sérias falhas, de acordo com um denunciante ao The Washington Post.

Conhecido como Projeto Texas, a iniciativa de US$ 1,5 bilhão tem como objetivo sanar diversas preocupações quanto à proteção de dados dos usuários norte-americanos. Por outro lado, como aponta um ex-membro da equipe Trust and Safety, o plano ainda permitirá que a TikTok se conecte à empresa matriz Toutiao da ByteDance, conhecida aplicação de notícias chinesas.

Esforços sobre privacidade de dados de usuários nos EUA têm falhas, diz denunciante do TikTok

Imagem: Solen Feyissa/Unsplash

Teoricamente, a conexão poderia permitir à China o acesso aos dados dos usuários estadunidenses. Uma abordagem verdadeiramente segura exigiria uma “reengenharia completa” da infraestrutura do serviço, diz o ex-funcionário.

O denunciante também afirma ter se reunido com os escritórios dos senadores Chuck Grassley e Mark Warner para discutir os supostos pontos fracos. Os representantes de ambos os parlamentares reconheceram que as reuniões haviam sido realizadas.

Reivindicações ‘infundadas’, diz TikTok, sobre falas do denunciante

Ao The Post, fontes anônimas da mídia social disseram que as reivindicações são “infundadas”, e o código Toutiao equivale apenas a uma “convenção de nomenclatura e relíquia técnica” que não liga o aplicativo à China, além da realocação de dados dos usuários dos EUA para os servidores Oracle diminui a asserção de que Toutiao poderia afetar os negócios do país norte-americano.

Ainda de acordo com a empresa, o denunciante foi empregado apenas por meio ano, e supostamente saiu meses antes do Projeto Texas ser finalizado, em outras palavras, ele pode não ter conhecimento do quadro completo.

TikTok tem repetidamente negado cooperar com o governo chinês, e não há provas conhecidas publicamente para esse fim.

Imagem mostra o logotipo do TikTok com a bandeira dos Estados Unidos ao fundo

Imagem: Ascannio/Shutterstock

No próxima semana, em 23 de março, o CEO da plataforma Shou Zi Chew terá uma audiência em que testemunhará perante a Câmara sobre as questões de segurança e segurança infantil, embora a preocupação dos políticos concentre principalmente na coleta de dados para fins estratégicos pelo governo da China, como espalhar propaganda.

O momento da suposta revelação não é bom para o TikTok, que enfrenta projetos de lei da Câmara e do Senado destinados à proibição da rede social em todo o país se eles se tornarem lei.

 

Via Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários