O Projeto Tor e a Mullvad VPN, duas organizações focadas em privacidade do usuário, lançaram nesta segunda-feira (3), um novo navegador web focado em privacidade, o Mullvad Browser.

Desenvolvido por engenheiros do Projeto Tor, o Mullvad minimiza o rastreamento de dados (fingerprint do navegador) fazendo com que todos os usuários apareçam como um só, estratégia semelhante ao funcionamento do navegador Tor. Isso significa que quanto mais pessoas o usarem, mais proteção os usuários terão.

VPN Mullvad e Projeto Tor lançam navegador com foco em privacidade

Imagem: Tecmasters

Por padrão, o navegador da Mullvad torna mais difícil para sites identificá-lo, já que mascara os metadados (dados que sites podem coletar para identificar de forma única seu dispositivo). Ele também bloqueia cookies e rastreadores de terceiros, e vem com poucos plugins pré-instalados para reduzir ainda mais a fingerprint. Em caso de navegadores como o Brave, que também promete mascarar tais metadados com uma estratégia aleatória, a quantidade de extensões aumenta as chances de um site contornar tais proteções.

De acordo com Pavel Zoneff, porta-voz do Projeto Tor, o navegador Mullvad é muito semelhante ao navegador Tor, ele apenas se conecta à internet através de uma VPN e não à rede Tor. (Também não precisa ser a VPN da Mullvad; se você usa outro serviço em que confia, ou se você fez uma própria, também é possível usá-la). O Mullvad também não oferece a experiência de contornar a censura oferecida pelo navegador Tor, acesso a sites ou serviços onion, ou mesmo “isolamento de circuitos e integração com novas identidades”.

“A vigilância em massa de hoje é absurda”, disse Jan Jonsson, CEO da Mullvad VPN, em um comunicado à imprensa. “O Mullvad Browser tem tudo a ver com oferecer mais alternativas de privacidade para alcançar o maior número possível de pessoas e tornar a vida mais difícil para aqueles que coletam dados de você”.

“Desenvolver este navegador com a Mullvad é fornecer às pessoas mais opções de privacidade para a navegação diária e desafiar o atual modelo de negócios de exploração dos dados comportamentais das pessoas”, disse Isabela Fernandes, a diretora executiva do Projeto Tor.

O navegador que está disponível gratuitamente para Windows, MacOS e Linux, além de trazer uma extensão Firefox em beta, chega para ser mais uma alternativa entre os navegadores com foco em privacidade do usuário, como DuckDuckGo e Brave.

 

Com informações CNET e The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários