Meta e Google coletam dados de imposto de renda; senadores pedem abertura de processo por prática indevida
Grupo de democratas pressiona autoridades federais a investigarem e processarem empresas de declaração de imposto de renda por repassarem dados confidenciais de contribuintes às duas gigantes da tecnologiaBy - Liliane Nakagawa, 17 julho 2023 às 6:55
Algumas empresas mais populares de declaração de impostos online compartilharam dados financeiros de milhões de contribuintes com Meta e Google, de acordo com um grupo de senadores democratas que estão pressionando autoridades federais para investigá-las e processá-las pela prática indevida.
Na terça-feira (11), Bernie Sanders (I-VT), Elizabeth Warren (D-MA) e outros senadores pediram ao Departamento de Justiça, à Comissão Federal de Comércio (FTC), ao Departamento do Tesouro e ao IRS que investigassem a TaxSlayer, a H&R Block e a TaxAct para saber se, ao compartilhar informações confidenciais dos usuários com as gigantes do Vale do Silício, elas violaram leis de privacidade dos contribuintes.
As acusações foram levantadas pela primeira vez em novembro de 2022, pelo site The Markup. Os detalhes da reportagem foram incluídos no relatório apresentado pelos senadores na quarta-feira (12).
De acordo com o material, as empresas de imposto de renda introduziram pixels de rastreamento da Meta e do Google em seus produtos durante anos, revelando dados de identificação — nome completo, endereço e data de nascimento do usuário. O grupo de senadores também sugerem que formulários acessados pelo usuário poderiam ser usados para indicar “se os contribuintes eram elegíveis para determinadas deduções ou isenções”.
Dados foram compartilhados com Google e Meta sem consentimento do usuário e podem ser usados para publicidade
Os democratas alegam que as três empresas de declaração de imposto de renda não receberam autorização para compartilhar tais dados, o que decorreria em uma violação das leis que proíbem os preparadores de impostos de compartilharem dados de declaração de impostos com terceiros, especialmente porque essas informações poderiam ser usadas para fins de publicidade.
“As descobertas desse relatório revelam uma chocante violação da privacidade do contribuinte por parte de empresas de preparação de impostos e de grandes empresas de tecnologia que parecem violar os direitos dos contribuintes e podem ter violado a lei de privacidade do contribuinte”, escreveram os senadores em uma carta também apresentada na terça-feira.
Após a denúncia levantada pelo The Markup, as três empresas, que confirmaram no relatório dos senadores o compartilhamento de “dados abrangentes de contribuintes” por meio do Meta Pixel, disseram à reportagem em novembro ter “removido ou desativado” a ferramenta da empresa de seus respectivos sites.
Via The Verge
Comentários