Durante o Google I/O, em maio, a empresa de Mountain View anunciou a iminência de um recurso que permitiria ao usuário da busca pedir a remoção de certas informações que aparecessem nos resultados orgânicos. Hoje (22), alguns usuários da companhia começaram a acessar o novo recurso.

De uma forma resumida, dependendo do que você faz ou das informações que preencheu em cadastros na internet, é possível que o Google relacione nos resultados de sua busca algumas informações pessoais suas – número de telefone, endereços, por exemplo. Com o novo recurso – essencialmente, um novo botão no card “Sobre este resultado” – você pode pedir pela remoção dessas informações mais específicas.

Animação mostra a função "Results about You" do Google, que permite a remoção de resultados de busca que contenham informações pessoais

(Imagem: Google/Divulgação)

A premissa de ter seu endereço ou telefone em uma busca simples do Google pode parecer uma ideia estapafúrdia no âmbito pessoal, mas existem prerrogativas: no Brasil, por exemplo, membros do programa de Micro Empresários Individuais (o MEI) comumente atrelam o CNPJ de suas empresas aos seus endereços residenciais – isso aparece na busca.

Embora a situação específica do MEI não seja contemplada por esta novidade (por norma, dados empresariais podem ser publicamente consultados, até certa profundidade), outras situações em que seus dados pessoais figurem nos resultados de busca, como mostra a imagem acima, poderão ter sua remoção solicitada.

O novo recurso descomplica um processo que já existe no Google há anos: a fim de evitar ataques cibernéticos conhecidos como “doxxing”, onde as suas informações pessoais online são usada por maus atores contra você, a empresa já contava com um formulário de solicitação de exclusão que, embora bem ágil em sua resposta, ainda tornava o processo meio burocrático.

Dentro do novo recurso, você consegue encaminhar uma solução em meros cliques, de uma forma mais prática.

Quando a nova ferramenta do Google será liberada?

O recurso se chama “Results about You” (“resultados sobre você”, no inglês) e está disponível em caráter gradual: por ora, apenas EUA e alguns países da Europa estão testando-o, ainda sem previsão de uma liberação global.

via Engadget | 9to5Google

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