A Federal Trade Comission (FTC) solicitou informações adicionais à Amazon e à organização de saúde One Medical na sexta-feira (2) para determinar se o negócio viola leis anticoncorrenciais dos EUA.

A aquisição da One Medical, um serviço médico com cerca de 190 consultórios em 25 países, por US$ 3,9 bilhões foi anunciada no fim de julho. Sob pressão, grupos pediram a FTC pelo bloqueio da fusão e regulamentações antitruste mais rigorosas, argumentando que isso ampliaria ainda mais o poder de mercado da gigante varejista.

FTC analisa aquisição da One Medical pela Amazon em busca de práticas anticoncorrênciais

Imagem: Shutterstock

À época, o American Economic Liberties Project de Washington disse que era incerta a proteção de pacientes e registros médicos sensíveis sob comando da empresa de Jeff Bezos. “Permitir que a Amazon controle os dados de saúde para mais 700 mil indivíduos é aterrorizante”, disse Krista Brown, a analista sênior de políticas do grupo, em uma declaração de julho. “A Amazon não tem nada a ver com ser um dos principais atores no espaço da saúde, e os reguladores devem bloquear este negócio de 4 bilhões de dólares para garantir que ele não se torne um”.

Com a compra, varejista anunciou no fim de agosto que fecharia a Amazon Care, o serviço híbrido de atendimento virtual da própria companhia e concorrente da recente aquisição. O motivo da decisão, segundo ela, por motivos da falta de atendimento às necessidades dos clientes.

Com a fusão da One Medical, que deve atrasar em razão das investigações da agência governamental, a gigante do varejo dá mais um passo em direção à área de saúde. Em 2018, a farmácia online PillPack foi adquirida por US$ 750 milhões.

Um porta-voz da Amazon se recusou a comentar.

FTC analisa aquisição da One Medical pela Amazon em busca de práticas anticoncorrênciais

Práticas da Amazon Prime sob investigação

Além de analisar as recentes aquisições bilionárias da varejista, a FTC ainda investiga as práticas de registro e cancelamento da Amazon Prime, além de ter emitido intimações civis no caso.

FTC analisa aquisição da One Medical pela Amazon em busca de práticas anticoncorrênciais

Imagem: Nico Baum/Unsplash

Em meio aos atrasos na conclusão de aquisições e cancelamentos por violações à lei antitruste, a Amazon pediu, sem sucesso, que a presidente da FTC Lina Khan se afastasse das investigações antitruste ao tratar dos negócios da empresa de e-commerce, sob argumento de que ela seria tendenciosa.

Antes de assumir a presidência da agência, Khan — conhecida por ser crítica às companhias da Big Tech — escreveu um estudo influente intitulado “Amazon’s Antitrust Paradox” em 2017, enquanto estudante de direito de Yale.

 

Com informações Associated Press e CBS News 

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários