Consumidores ameaçam boicotar empresas que poluem armazenando dados em excesso
Quase metade dos brasileiros entrevistados disseram se preocupar com poluição causada por data centersBy - Liliane Nakagawa, 3 abril 2023 às 15:59
Quase metade dos consumidores de onze países, incluindo o Brasil, afirmaram estarem prontos para boicotar empresas que intencionalmente causam danos ao ambiente por armazenar dados desnecessários, segundo uma pesquisa encomendada pela companhia de gerenciamento de dados multi-cloud Veritas Technologies.
Para 47% dos 13 mil entrevistados em todo o mundo, incluindo países como Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos, afirmaram que vão deixar de comprar dessas empresas não conscientemente ambientais.
Entre os consumidores brasileiros, 46% responderam que tem preocupação com o fato de 2% das emissões globais de gases responsáveis pelo efeito estufa estarem relacionados à energia que alimenta os data centers.
Em resposta à prática, 59% apontaram que gostariam de ver mais foco das organizações no controle de impacto negativo de armazenamento online ao meio ambiente. Ações como, por exemplo, incentivo ao encerramento de contas não utilizadas ou inativas, ou até mesmo oferecer orientações sobre como excluir informações obsoletas que não precisam ou não desejam mais.
“Além dos custos de armazenamento de dados, os custos ocultos de seu impacto ambiental devem estar no topo da agenda de todos os líderes empresariais. Os data centers funcionam 24 horas por dia e, até 2030, devem consumir até 8% de toda a eletricidade do planeta. É fácil esquecer que os data centers são movidos principalmente a combustíveis fósseis e geram aproximadamente a mesma quantidade de CO2 que o setor aéreo.”, pontua Gustavo Leite, vice-presidente para a América Latina da Veritas Technologies.
Além disso, metade dos consumidores (49%) disseram acreditar que é de responsabilidade das organizações que armazenam suas dados online de excluí-los quando não são mais necessários.
Armazenamento de dados desnecessários: desperdício de energia e poluição ambiental
Já para mais da metade (51%) dos brasileiros, é preocupante o desperdício de energia e a poluição ambiental consequentes do armazenamento de dados online quando, em média, metade dos dados guardados pelas empresas é redundante, obsoleto ou trivial (ROT).
“As organizações não devem subestimar o impacto ambiental de práticas inadequadas de gerenciamento de dados, mesmo que estejam terceirizando seu armazenamento para provedores de nuvem pública. Muitos consumidores têm um fervor por reduzir suas pegadas de carbono, mas a organização média ainda está causando mais poluição armazenando dados que eles sabem que não são necessários do que dados que acreditam ser úteis — em média, apenas 15% dos dados são críticos para os negócios”, acrescenta Leite.
Além disso, vale destacar que o armazenamento em excesso não contribui também com a segurança e boas práticas previstas na LGPD. Em nossa seção de privacidade, é possível encontrar conteúdos que vão ajudá-lo a eliminar os dados online desnecessários e, consequentemente, assegurar mais segurança e contribuir com o meio ambiente.
Comentários