O mecanismo de busca centrado em privacidade DuckDuckGo iniciou o teste beta fechado do navegador para Windows nesta semana. A inscrição para testar a aplicação pode ser feita diretamente pelas versões móveis do navegador, disponíveis para sistemas Android e iOS.

Para submeter ao teste, acesse Configurações > Mais do DuckDuckGo > App do DuckDuckGo para Windows > ‘Entrar para a Lista de Espera’. Após essa etapa, uma mensagem de confirmação aparece na tela. “Nós enviaremos uma notificação quando sua cópia de DuckDuckGo para Windows estiver pronta para download”, diz o aviso.

DuckDuckGo anuncia teste beta fechado do navegador para Windows

Imagem: LN/Tecmasters

De acordo com o TechSpot, a empresa adverte que ainda não testou o navegador Windows em todos os tipos de máquinas, e que ainda faltam algumas aplicações como reprodutor de vídeo sem anúncios, o preenchimento automático no Bitwarden, bem como da proteção de e-mail do próprio DuckDuckGo, já presentes na versão para Mac.

No entanto, com ferramentas como pular os banners de cookies automaticamente das páginas web, além do já conhecido ‘Fire Button’, o botão que apaga abas abertas, o histórico de navegação e cookies de uma só vez, já implementadas à versão beta para Windows.

DuckDuckGo anuncia beta fechado de navegador para Windows

Imagem: reprodução/TechSpot/DuckDuckGo

 

Assim como nas aplicações estáveis, os testers contam com um local para envio de feedback via aplicativo. Para isso, toque nos três pontos encontrados no canto superior direito da tela, e selecione ‘Enviar feedback’.

Navegador do DuckDuckGo para Windows pode chegar antes do fim deste ano

A versão para Windows chega após o lançamento público para dispositivos Mac, em outubro do ano passado. Entre os betas, houve um período de seis meses, sugerindo que a versão beta aberta para Windows pode chegar antes do fim deste ano.

duckduckgo_desktop_app

Imagem: reprodução/DuckDuckGo

A resistência ao uso do motor de navegador Chromium, do Google, usados pelos concorrentes Chrome e Edge, pode ser uma das razões que explica a lenta expansão do browser para Windows. Enquanto a versão para Mac usa o WebKit, assim como na aplicação para iOS, a aplicação para o sistema operacional da Microsoft chama a API de renderização subjacente do Windows através do WebView2, que usa o Blink. Isso pode mudar, caso um número suficiente de testadores beta apontarem para outra solução.

Antes do lançamento para Mac, a empresa do pato Dax the duck foi questionada sobre a permissão que o navegador para dispositivos móveis dava a alguns scripts de rastreamento da Microsoft sob certas condições. De acordo com o CEO do DuckDuckGo, o problema se devia ao acordo de sindicalização de busca da empresa com a gigante de Redmond, que desde então tem caminhado para retrabalhar esse aspecto.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários