DuckDuckGo libera beta público para Mac
Navegador gratuito promete usar 60% a menos de dados comparado ao Chrome, do Google, ao bloquear todos os rastreadores antes mesmo que eles carregados na páginaBy - Liliane Nakagawa, 20 outubro 2022 às 20:31
O DuckDuckGo, buscador focado em privacidade e concorrente do Google, liberou esta semana o beta público do navegador web para usuários Mac, de acordo com o blog da empresa.
Gratuito e livre de rastreamento de terceiros, o navegador do DuckDuckGo promete ser uma alternativa ao modo incógnito de browsers concorrentes. Segundo a empresa, ele usa 60% menos dados se comparado ao navegador Chrome, do Google, por bloquear todos os rastreadores antes mesmo que eles carregados na página.
Com interface limpa e intuitiva, o navegador para Mac já vem com funções pró privacidade ativas por padrão, sem que usuário precise se preocupar com elas.
O que há de novo no beta do DuckDuckGo para Mac
Desde quando anunciou a lista de espera em abril, desenvolvedores do navegador DuckDuckGo adicionaram novidades do novo projeto, como barra de favoritos, abas fixas além da possibilidade de visualizar o histórico de navegação armazenados localmente.
Quanto aos banners de consentimento de cookies, um gerenciador pré-configurado consegue escolher automaticamente opções mais privativas para uma parte significativa dos sites da web para o usuário, poupando-o de interrupções incômodas.
O novo aplicativo também inclui o recurso de E-mail Protection, facilitando a proteção da caixa de entrada contra spams.
Para os usuários de extensões, o DuckDuckGo informa que ainda está trabalhando no suporte pra que atendam os “altos padrões de privacidade e qualidade”. Enquanto isso, para atender as mesmas necessidades oferecidas pelas extensões mais populares, a empresa procurou disponibilizar o gerenciamento de senhas seguras e o bloqueador de anúncios.
Um dos destaques do beta vem com o Duck Player, com ele será possível assistir vídeos com menos anúncios no YouTube. Segundo a empresa, o recurso protege usuários de anúncios e cookies direcionados, ao incorporar configurações de privacidade mais rígidas de privacidade do YouTube.
Nos testes do próprio DuckDuckGo, a empresa informou que o recurso impediu a maioria dos anúncios em grande parte dos vídeos exibidos. Como o YouTube ainda consegue registrar comentários, a ferramenta não é totalmente anônima, segundo o concorrente do Google, embora defenda que ao usar o Duck Player nenhum dos vídeos assistidos contribui com o perfil publicitário coletada pela plataforma ou com sugestões personalizadas.
E para aqueles que se incomodam com os espaços brancos deixados pelos bloqueadores de anúncios, eles foram limpos, evitando distrações dos usuários.
Um gerenciador de senhas “seguro e fácil de usar” também foi adicionado ao navegador. Além das funções básicas, como lembrar senhas e preenchimento automático, ele também servirá de gerador de senhas aleatórias para novos logins. Endereços e métodos de pagamento também poderão ser salvos.
Embora ofereça uma ferramenta nativa para senhas, o browser também suporta um gerenciador de senhas de terceiro. A parceria com a Bitwarden, aplicação de código aberto, chega nas próximas semanas, e os já usuários do gerenciador poderão ativar a integração nas configurações do DuckDuckGo para Mac. Vale lembrar que o navegador é compatível com o novo recurso universal automático 1Password.
Novidades para o futuro
Na postagem, o navegador também compartilhou recursos futuros que chegarão em breve. Entre eles, a possibilidade de sincronização de bookmarks e senhas salvas no browser por dispositivos, além de acrescentarem mais recursos que ofereçam alternativas nativas às extensões populares.
Para os usuários de Windows, a empresa informa que ele está a caminho, atualmente em beta inicial para uma parcela de testers, com lista de espera privada para os próximos meses.
Comentários