Dados privados de população brasileira podem ter sido expostos novamente em vazamento
Dados estavam acessíveis publicamente via Elasticsearch, no entanto, origem é desconhecidaBy - Liliane Nakagawa, 11 janeiro 2024 às 14:36
Dados de toda a população brasileira podem ter sido expostos novamente em vazamento, de acordo com o site especializado Cybernews. As informações constavam no banco de dados Elasticsearch, acessível publicamente.
Pela segunda vez, o banco de dados do Elasticsearch expôs dados privados de 223 milhões de brasileiros na web, número que pode ter afetado toda a população brasileira. O servidor continha dados como nome completo, data de nascimento, sexo e número de CPF.
As informações não estavam vinculadas a uma empresa ou organização específica, o que impede a identificação da origem do vazamento, no entanto, elas parecem ser as mesmas do mega vazamento ocorrido em 2021 (especulado, na época, a dados da Serasa ou empresa estatal).
Embora os dados não estejam mais disponíveis publicamente, vale lembrar que agentes mal-intencionados podem ter se aproveitado da brecha, utilizando-os para roubo de identidade, fraude e outros tipos de crimes cibernéticos para obter ganhos financeiros por meio de acesso não autorizado a contas pessoais, além de outras consequências graves e possíveis que a posse desses dados podem causar.
Comentários