Elon Musk promete abrir código-fonte de algoritmo de recomendação do Twitter
Intuito é o de facilitar o apontamento de problemas na plataforma, já que o algoritmo é "excessivamente complexo e não é totalmente compreendido internamente"By - Liliane Nakagawa, 20 março 2023 às 18:06
Elon Musk, proprietário do microblog Twitter, anunciou na sexta-feira (17) que a plataforma vai abrir o código-fonte usado para recomendação em 31 de março, mas sem dar detalhes sobre horário ou como isso vai ocorrer.
Twitter will open source all code used to recommend tweets on March 31st
— Elon Musk (@elonmusk) March 17, 2023
De acordo com Musk, o algoritmo do Twitter é “excessivamente complexo e não é totalmente compreendido internamente”. O intuito de tornar o código aberto é o de facilitar o apontamento de problemas.
Há algum tempo, o empresário já havia anunciado tal fornecimento do código, prometido para fevereiro, mas isso nunca chegou a acontecer. Na sexta, ao responder um internauta, ele adiantou possíveis reações com tal plano. “Prepare-se para ficar desapontado no início, quando nosso algoritmo se tornar open source na próxima semana, mas isso o melhorará rapidamente!”, tweetou.
Prepare to be disappointed at first when our algorithm is made open source next week, but it will improve rapidly!
— Elon Musk (@elonmusk) February 21, 2023
Desde a última promessa, a plataforma baniu efetivamente aplicativos de terceiros como Tweetbot e Twitterrific, além de anunciar que começaria a cobrar pelo acesso ao API, argumentando que “ao longo dos anos, centenas de milhões de pessoas enviaram mais de um trilhão de tweets, com bilhões a mais a cada semana”. Os dados do Twitter estão entre os conjuntos de dados mais poderosos do mundo. Estamos empenhados em permitir um acesso rápido e abrangente para que você possa continuar a construir conosco”.
There has been an immense amount of enthusiasm for the upcoming changes with Twitter API. As part of our efforts to create an optimal experience for the developer community, we will be delaying the launch of our new API platform by a few more days.
More information to follow…
— Developers (@XDevelopers) February 13, 2023
No entanto, o plano de nova plataforma API, anunciado logo após o corte de acesso dos aplicativos, ainda está pendente. Há quase um mês, a empresa anunciou o atraso “por mais alguns dias” como “parte de nossos esforços para criar uma experiência ótima para a comunidade de desenvolvedores”. Um mês se passou e o lançamento do programa não ocorreu.
Além dos atrasos ou promessas não cumpridas, o Twitter também deixou de renovar a certificado do serviço Tor, o qual possibilitava acesso à plataforma em países sob censura. A falta de compromisso com a segurança e privacidade vem em meio a um exame detalhado conduzido pela Federal Communications Commission (FCC), com a qual tem um acordo de longa data para garantir a proteção da privacidade.
Via BGR
Comentários