Microsoft Defender desbanca diversos antivírus em testes contra ransomware
Nativo do Windows, Microsoft Defender performou melhor que softwares como Avast, Norton ou Kaspersky em teste da AV-TESTBy - Igor Shimabukuro, 5 julho 2022 às 12:42
Se no passado usuários optavam por Avast, Norton ou outros antivírus no lugar do Microsoft Defender (antigo Windows Defender), hoje a situação pode ser diferente. Isso porque o software nativo do Windows tem sido constantemente otimizado e atualmente é capaz de desbancar diversos programas de proteção que foram popularizados.
A prova mais recente disso é que o antivírus Microsoft Defender obteve desempenho vistoso em um teste recém-divulgado pela AV-TEST contra ataques ransomware — ameaças em que invasores comprometem o dispositivo da vítima, “sequestram” os dados e pedem resgate para liberar os arquivos.
Os testes envolveram 12 antivírus domésticos (Avast, AVG, Bitdefender, F-Secure, G DATA, K7 Computing, Kaspersky, Microsoft, Microworld, NortonLifeLock, PC Matic e VIPRE Security) e 14 corporativos (Acronis, Avast, Bitdefender, Comodo, F-Secure, G DATA, Kaspersky, Microsoft, Seqrite, Symantec, Trellix McAfee e VMware), alguns deles com duas versões.
E nessa amostragem, o programa de proteção nativo do Windows chamou a atenção.
Microsoft Defender se destaca nos testes
Nos testes de softwares domésticos, o Microsoft Defender quase “gabaritou”. Dos 10 cenários que simularam ataques ransomware, o antivírus foi capaz de detectar a infecção na primeira fase de acesso inicial em nove deles. Na exceção, a ameaça foi detectada e bloqueada já na segunda etapa (execução).
Para efeitos comparativos, Avast, Kaspersky e NortonLifeLock falharam na detecção inicial da ameaça em três, sete e dois cenários, respectivamente. Nos experimentos domésticos, apenas Bitdefender e G DATA obtiveram desempenhos à altura do programa da Microsoft.
Mas foi nos testes corporativos que o Microsoft Defender se sobressaiu. O software foi o único dos 14 softwares testados a detectar todas as 10 ameaças ransomware logo na fase de acesso inicial.
Pontuações finais
Apesar dos desempenhos, quase todos os softwares alcançaram o score máximo de proteção de 40 pontos.
De todo modo, o teste serviu para mostrar que o antigo Windows Defender apresenta-se como uma ótima opção de proteção — se não a melhor — contra ataques ransomware.
Via: Neowin
Comentários