Hackers violam nove organizações globais em campanha de espionagem
Empresas atacadas pelos hackers operam nos setores de defesa, educação, energia, saúde e tecnologiaBy - Cesar Schaeffer, 8 novembro 2021 às 12:44
Como parte de um grande plano de espionagem, um grupo de hackers invadiu nove grandes organizações mundiais. A descoberta foi revelada neste domingo (7) pela Palo Alto Networks, uma empresa de segurança digital.
Segundo relatório divulgado, pelo menos 370 empresas foram alvo dos cibercriminosos. Todas essas companhias usam servidores Zoho, nos quais uma vulnerabilidade permitiu a invasão dos hackers.
As empresas atacadas operam nos setores de defesa, educação, energia, saúde e tecnologia, com um foco potencial em servidores usados juntamente com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
O relatório rotula o grupo de ameaça chinês como “Panda emissário”.
A Palo Alto Networks não identificou nenhuma das organizações visadas e observou que estava compartilhando as informações para aumentar a conscientização sobre a ameaça e corrigir as vulnerabilidades.
Os ataques começaram em meados de setembro e continuaram em outubro. O FBI chegou a emitir um alerta pouco antes do início da atividade de ameaça avisando que os hackers estavam explorando ativamente a vulnerabilidade no Zoho Manage Engine.
A rede CNN observou ainda que a Agência de Segurança Nacional (NSA) e a Agência de Cibersegurança e Infraestrutura (CISA) também estavam rastreando ativamente a ameaça.
Comentários