Entusiastas da tecnologia e da verificação em dois passos, regozijem-se neste dia feliz, pois o Google Authenticator agora pode ser sincronizado entre dois dispositivos. Sim, enfim está entre nós o dia em que você poderá trocar de celular sem se preocupar com todo o retrabalho de habilitar os códigos de acesso de seus perfis com o aparelho antigo.

De acordo com uma atualização no blog da empresa, agora o Google Authenticator, lançado em 2010, vai sincronizar os códigos de acesso dentro de sua conta do Google, efetivamente permitindo que você faça uma troca direta de um dispositivo sem precisar manter o antigo por perto para ativar certos recursos, como se logar em redes sociais ou em e-mails corporativos.

Imagem mostra o Google Authenticator na tela de um smartphone

Imagem: OpturaDesign/Shutterstock

O recurso em si não é uma novidade, já que concorrentes fazem isso há anos: o nome técnico é “sincronização via nuvem”, e o primeiro a facilitar isso, salvo engano da memória, foi o Authy, seguido do Microsoft Authenticator. O Google Authenticator, sabe-se lá por qual motivo, resolveu não fazer isso, apesar do clamor de desenvolvedores, profissionais de TI e pessoas que simplesmente queriam comprar um celular novo.

“Um grande feedback que temos recebido dos usuários ao longo desses anos refere-se à complexidade em lidar com dispositivos perdidos ou roubados que tivessem o Google Authenticator instalado. Como os códigos de acesso único do app eram armazenados localmente [dentro do próprio dispositivo], perder o dispositivo significa perder a habilidade de se logar a qualquer serviço onde a autenticação em dois fatores estivesse acionada.

Com esta atualização, estamos criando uma solução para esse problema, fazendo com que os códigos de acesso únicos sejam mais duráveis ao armazená-los com total segurança dentro de uma conta do Google. Esta mudança significa que usuários estarão protegidos de ficaram trancados para fora de seus serviços, e estes serviços poderão contar com usuários que retenham seus acessos com conveniência e segurança.” – Google

Legal, só demorou treze anos, né?

Para contar com o novo recurso, basta atualizar o Google Authenticator no seu celular ou baixá-lo na loja de aplicativos correspondente – atualmente, o app está disponível no Android e no iOS.

Vale citar, no entanto, que o próprio Google admite um risco acrescido ao adotar a sincronização via nuvem. Para todos os efeitos, se um hacker conseguir entrar em sua conta no Google, então ele também terá acesso aos códigos do Google Authenticator – o que obviamente é algo que ninguém quer.

O Authy, por exemplo, conta com recursos como senha de dupla camada – onde você tem uma senha para se logar na sua conta, e outra para acessar o arquivo sincronizado dos códigos. O Google admite que não pretende adicionar esse ou qualquer outro recurso extra por enquanto, então lembre-se sempre de tomar cuidado com sua conta na hora de armazenar o material.

Por fim, vale lembrar que toda essa atualização é opcional.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários