As senhas são utilizadas há muito tempo como método de autenticação. No entanto, recentemente, o Google revelou que tem uma maneira mais simples para fazer login. Trata-se das chaves de acesso.

Agora, segundo o Google, elas serão uma das opções disponíveis para autenticação nas contas da empresa. Assim que fizer login, um prompt será exibido solicitando que o usuário utilize uma chave de acesso.

Há a opção de desativar as chaves de acesso – embora essa pareça ser uma das opções para o futuro, já que, como destacado pela Gigante das Buscas, até o WhatsApp trabalha para trazer essa ferramenta.

Google Campus em Mountain View, na California

Imagem: Shutterstock.com

Para quem não está familiarizado com o termo, as chaves de acesso funcionam seguindo um princípio muito simples: elas usam impressões digitais, digitalização facial ou um PIN do dispositivo para desbloquear o telefone ou gerenciar as senhas.

O site ou provedor de serviços que usa a tecnologia possui uma chave em seu poder, enquanto outra fica armazenada no dispositivo. Elas possuem ligação, mas não são idênticas.

Quando um usuário vai acessar o serviço, o site faz o cruzamento dessas chaves e permite a entrada do solicitante.

Implementação pelo Google pode trazer riscos?

Mesmo sendo um método seguro, as chaves de acesso podem ter problemas de segurança. Independente disso, elas não são algo que seja necessário lembrar – além de não ficarem armazenadas em nenhum servidor.

Isso significa que a implementação do Google pode tornar os serviços da empresa mais seguros.

Via: WCCFTech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários