Novo golpe no WhatsApp promete 5 mil passagens aéreas
O golpe solicita que, após preencher um cadastro, a vítima baixe um aplicativo duvidoso para "melhorar o desempenho" do smartphoneBy - Luiz Nogueira, 8 agosto 2022 às 13:07
Cuidado, tem mais um golpe circulando no WhatsApp. As fraudes envolvendo redes sociais se tornaram muito comuns a partir do momento em que a população começou a utilizar cada vez mais essas plataformas. Em um golpe recente, uma companhia de aviação foi usada para roubar dados dos usuários.
Segundo a ESET, uma nova abordagem citava que a Iberia estava sorteando 5 mil passagens aéreas para viagens pela Europa. Para supostamente concorrer ao prêmio, os usuários eram induzidos a baixar um aplicativo de reputação duvidosa a partir de um link duvidoso recebido pelo WhatsApp.
Como funciona o novo golpe no WhatsApp
Funciona assim: os usuários, seduzidos pela promessa de uma viagem grátis, preenchem um formulário em uma página falsa da Iberia. O site ainda coloca comentários de supostos beneficiados pela campanha, uma estratégia de engenharia social que faz com que muitas pessoas acreditem que se trata de algo verdadeiro.
Em seguida, um suposto processamento de dados é feito e a vítima é levada para um “jogo” em que deve encontrar, em meio a diversas caixas misteriosas, a que esconde o prêmio. Não importa em qual clique, na segunda tentativa, uma mensagem mostra que o usuário ganhou.
Para ter direito ao prêmio, é necessário compartilhar a “oportunidade” com seus contatos do WhatsApp. Isso faz com que o golpe seja rapidamente disseminado na internet.
Após todo esse processo, um redirecionamento ocorre e a vítima recebe a informação de que seu aparelho não funciona corretamente, sendo convidado então para baixar um app que pode melhorar o desempenho do smartphone.
Independente da escolha, o usuário será direcionado para a Google Play para baixar um app chamado Velvet Phone Cleaner & Booster que, segundo as avaliações, exibe anúncios constantes, mesmo quando não está aberto.
Em outros casos, isso dependendo da área geográfica dos usuários, sites de assinaturas pagas são exibidos.
Comentários