FBI alerta: não carregue seu smartphone em aeroportos
Juice jacking, método de hacking que rouba dados de smartphones em portas USB públicas de carregamento adulteradas, vem crescendo em todo o mundoBy - Cesar Schaeffer, 10 abril 2023 às 16:04
Cuidado! Se você for viajar ou passar algumas horas em qualquer aeroporto que seja, o FBI – a polícia de investigação dos Estados Unidos – alerta e recomenda que ninguém use as tomadas USB desses lugares. Uma forma de ataque a smartphones que usa essas saídas USB públicas para roubar dados de telefones celulares está em alta. É o chamado “juice jacking”.
Quem já passou horas em um aeroporto – seja esperando uma conexão ou simplesmente aguardando o horário do seu voo, certamente pode ter visto a necessidade de recarregar o smartphone, afinal, com tanto tempo “livre”, o que mais fazer a não ser grudar na telinha do celular?
Seja qual for a sua necessidade, usar essas saídas USB disponíveis em aeroportos – e outros lugares públicos de grande movimentação também – não é (de longe) a melhor ideia. O “juice jacking”, método de hacking que usa essas portas de conexão para roubar dados dos dispositivos, está ganhando proporções alarmantes.
Avoid using free charging stations in airports, hotels or shopping centers. Bad actors have figured out ways to use public USB ports to introduce malware and monitoring software onto devices. Carry your own charger and USB cord and use an electrical outlet instead. pic.twitter.com/9T62SYen9T
— FBI Denver (@FBIDenver) April 6, 2023
No Twitter, o FBI publicou recentemente um aviso aos viajantes: “Evite usar estações de recarga gratuitas em aeroportos, hotéis ou shopping centers”.
Como se proteger seu smartphone do “juice jacking”
Para seguir a recomendação do FBI, existem duas alternativas caso você realmente precise recarregar seu smartphone em um aeroporto (ou qualquer outro lugar público). Usar a tomada, não a porta USB, é mais seguro; mais ainda é ter uma bateria extra reserva, os populares power banks.
O risco só existe quando o usuário conecta o telefone diretamente pelo cabo USB, sem passar por um adaptador de tomada.
Via: Android Authority
Comentários