Cuidado! Se você for viajar ou passar algumas horas em qualquer aeroporto que seja, o FBI – a polícia de investigação dos Estados Unidos – alerta e recomenda que ninguém use as tomadas USB desses lugares. Uma forma de ataque a smartphones que usa essas saídas USB públicas para roubar dados de telefones celulares está em alta. É o chamado “juice jacking”.

Juice Jacking, hacking, USB

Imagem: Shutterstock

Quem já passou horas em um aeroporto – seja esperando uma conexão ou simplesmente aguardando o horário do seu voo, certamente pode ter visto a necessidade de recarregar o smartphone, afinal, com tanto tempo “livre”, o que mais fazer a não ser grudar na telinha do celular?

Seja qual for a sua necessidade, usar essas saídas USB disponíveis em aeroportos – e outros lugares públicos de grande movimentação também – não é (de longe) a melhor ideia. O “juice jacking”, método de hacking que usa essas portas de conexão para roubar dados dos dispositivos, está ganhando proporções alarmantes.

No Twitter, o FBI publicou recentemente um aviso aos viajantes: “Evite usar estações de recarga gratuitas em aeroportos, hotéis ou shopping centers”.

Como se proteger seu smartphone do “juice jacking”

Para seguir a recomendação do FBI, existem duas alternativas caso você realmente precise recarregar seu smartphone em um aeroporto (ou qualquer outro lugar público). Usar a tomada, não a porta USB, é mais seguro; mais ainda é ter uma bateria extra reserva, os populares power banks.

smartphone porta USB aeroporto

Imagem: Shutterstock

O risco só existe quando o usuário conecta o telefone diretamente pelo cabo USB, sem passar por um adaptador de tomada.

Via: Android Authority

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários