Escuta ativa! Já deve ter acontecido com você. No melhor estilo Black Mirror, um assunto aleatório, uma conversa despretensiosa com alguém e, de repente, do nada, um anúncio relacionado ao assunto que foi falado, assustadoramente aparece no seu celular. Soa familiar? Já passou por isso e desconfiou que estava sendo espionado?

Pois é, se algum dia a gente duvidou que nossos smartphones estavam nos “vigiando” e escutando tudo o que gente fala, o tempo todo, uma grande agência de publicidade dos Estados Unidos confirmou o que alguns ainda custam acreditar. Sim, o seu telefone está te escutando… Android ou iPhone, não faz diferença.

Ilustração para conversa

Imagem: Shutterstock.com

Escuta Ativa? O que é isso?!

É exatamente isso que a Cox Media Group (CMG) estava oferecendo como serviço. Quem encontrou a oferta foi o pessoal da 404 Media. Segundo eles, a empresa vendia a solução como “Escuta Ativa” e fazia referência a conversas do tipo: “vejo mofo no teto” ou “precisamos de uma taxa hipotecária melhor”.

“O que significaria para o seu negócio se você pudesse atingir clientes em potencial que estão discutindo ativamente suas necessidades de seus serviços em suas conversas do dia a dia? Não, não é um episódio de Black Mirror – são dados de voz, e o CMG tem os recursos para usá-los em benefício de seus negócios”, dizia o anúncio que, aparentemente, foi retirado do ar.

Não adiantou tentar esconder. Apesar de a página com a oferta do serviço não estar mais disponível, o site iMore encontrou uma publicação no blog da CMG, do dia 28 de novembro, intitulada “Escuta Ativa: Uma Visão Geral”.

A publicação diz o seguinte: “A Escuta Ativa dá às organizações clareza sobre os canais mais eficazes e o momento certo para seus esforços de publicidade. Ao incorporar e analisar os dados dos clientes coletados em conversas que acontecem em torno de dispositivos inteligentes, podemos identificar onde e quando os clientes estão mais provavelmente se envolverão com anúncios”.

No fim do texto, o FAQ complementa: “Nossa tecnologia está na vanguarda do processamento de dados de voz. Podemos identificar compradores com base em conversas casuais em tempo real. Pode parecer magia negra, mas não é – é IA. A crescente capacidade de acessar dados de microfone em dispositivos como smartphones e tablets permite que nosso parceiro tecnológico agregue e analise dados de voz durante conversas pré-compra”.

Sim, seu telefone escuta suas conversas, revela agência de publicidade

Imagem: Tero Vesalainen / Shutterstock.com

…e pode?!

Agora, pode isso?! A publicação do CMG diz que “sim” e explica que quando o usuário baixa um novo aplicativo, muitos deles, em seus termos de uso, solicitam acesso ao microfone do aparelho e, de repente, podem até incluir a tal “Escuta Ativa” como prática. A questão é que nós, usuários, precisamos dar sempre atenção a esses termos de uso se quisermos manter nossa privacidade.

Ainda de acordo com o 404 Media, a agência de publicidade afirma ter a capacidade de ouvir as conversas dos consumidores por meio de microfones embutidos não apenas em smartphones, mas também em Smart TVs e outros dispositivos. Ou seja, o problema não está somente no nosso celular.

O Cox Media Group também controle dezenas de estações locais de rádio e TV nos EUA. No seu negócio de publicidade, já esteve envolvida em mais de 200.000 campanhas de marketing digital, incluindo grandes clientes como Amazon, Google e Microsoft.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários