O navegador Brave anunciou uma nova função chamada de De-AMP, para detectar e contornar o Google AMP. O Acelerador de Páginas Mobile (AMP) é uma maneira de otimizar páginas da web para uso com celulares. A otimização é vista com reservas pois pode significar menos privacidade e segurança aos usuários.

Com o De-AMP, links que exibiam trechos com “amp” ou “cdn.ampproject” voltarão a ter seus endereços tradicionais sem essas adições colocadas pelo acelerador. O Brave reescreverá os links para que os usuários não sejam obrigados a visitar páginas AMP.

Quando não for possível reescrever os endereços, o navegador irá redirecionar usuários para não baixar páginas AMP antes mesmo que sejam acionadas. O Brave listou em seu anúncio da nova função todas as maneiras pelas quais o AMP pode diminuir a privacidade e a segurança dos usuários.

De-AMP evita que o Brave mostre páginas pré-carregadas pelo Google

A função chega antes do lançamento do AMP 2.0, que violará ainda mais a navegação segura de quem usa o buscador Google.

Um dos problemas mais preocupantes do AMP é a hospedagem de páginas como caches em CDNs (centros de conteúdo online), o que distancia o usuário do produtor real do conteúdo online. Diversos produtores de conteúdo deixaram de usar o acelerador acusando-o de diminuir a monetização com anúncios, de acordo com o TechCrunch.

A nova função De-AMP já está disponível no Brave Nightly e no Beta e deverá ser integrada na versão Android 1.38 e iOS posteriormente.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários