Beta do WhatsApp introduz aprovação de login como medida de segurança
Recurso deve sair do beta chegar em atualização definitiva e vai alertar usuário de tentativas de login no WhatsApp vindas de outros aparelhosBy - Rafael Arbulu, 5 agosto 2022 às 11:59
Uma nova versão beta do WhatsApp apresenta mais um recurso de segurança para seus usuários. Segundo o WABetaInfo, a função de “aprovação de login” fará com que o sistema do app de mensagens da Meta envie alertas para usuários, avisando-os de tentativas de login em outros aparelhos.
De acordo com o site, o alerta é bem simples, avisando o usuário que uma nova tentativa de login foi feita, comunicando também a data e hora, bem como o aparelho onde houve a ação, e pedindo que ele aprove ou negue a tentativa. Apesar de haver uma estimativa de que o recurso deixe a fase de testes e entre na versão definitiva do aplicativo, ainda não existe uma previsão de quando isso deve acontecer.
A medida deve servir para coibir casos de roubos de conta do app mensageiro, que normalmente, ocorrem quando usuários inadvertidamente compartilham o código de seis dígitos de confirmação.
Isso acontece muito em golpes – em especial, uma modalidade de golpe bastante praticada no Brasil, onde ladrões convencem as vítimas a compartilhar este código – que serve como uma confirmação de identidade e não deve nunca ser divulgado – para que eles tomem posse das contas e possam continuar seus roubos.
Com essa atualização, é provável que, mesmo diante de um código comprometido, o app não permita o acesso à conta logo de cara, exigindo uma nova confirmação por parte do usuário.
De uma forma bem resumida, o recurso é bastante parecido com a confirmação de login do Facebook: na rede social, quando você se conecta por um dispositivo novo (e dependendo das suas configurações de privacidade), será pedido que você confirme a tentativa pelo aplicativo dentro de um outro aparelho, já reconhecido pelo sistema.
Vale lembrar que a novidade ainda não apareceu para os membros do programa de testes do WhatsApp: por ser uma função ainda em desenvolvimento, ainda que você tenha a nova versão do beta instalada (2.22.17.22), não poderá usar o recurso.
Via WABetaInfo
Comentários