Uma equipe de pesquisadores da Universidade Darmstadt na Alemanha criaram um aplicativo para detectar Airtags da Apple e dispositivos semelhantes. Os dispositivos podem ser usados para vigiar e perseguir pessoas e objetos por criminosos. A Apple já havia lançado um software de detecção, mas sem muita efetividade.

O novo aplicativo AirGuard é compatível com Android, que a Apple tinha deixado de lado no suporte ao consumidor com relação à detecção dos dispositivos. O produto é uma espécie de etiqueta prateada, compatível com Bluetooth, para encontrar equipamentos, bolsas e outros.

As Airtags têm sido usadas para perseguir pessoas por criminosos e em casos de abuso doméstico. Por serem pequenas, podem ser colocadas em bolsos de camisas, casacos, bolsas e até carros para monitoramento.

Apple AirTags

Reprodução: divulgação/Apple

Apple tem atuado pouco para limitar Airtags

A Apple chegou a lançar novas regras e sistemas para prevenir casos de abuso, mas o problema continua a acontecer. Boa parte da tecnologia para defesa também só está disponível para plataformas Apple. Apenas um aplicativo oficial da Apple, o Tracker Detect, está disponível na Play Store e sua efetividade é bastante limitada, pois deixa de detectar Airtags rotineiramente, de acordo com o Bleeping Computer.

O novo aplicativo AirGuard também têm limitações, conforme os comentários. Ainda assim, funcionaria melhor que o Tracker Detect. O AirGuard detecta ainda clones genéricos das Airtags.

A proliferação de dispositivos e software de monitoramento, chamados de stalkerware, já gerou protestos e articulações de organizações de direitos humanos. A Coalizão Anti-Stalkerware regularmente publica denúncias e dicas para combater este tipo de tecnologia.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários