Ao mesmo tempo que é impressionante ver a evolução dos robôs humanoides, é divertido ver as trapalhadas e quedas dessas máquina inteligentes em ação. Você já deve ter visto os incríveis modelos da Boston Dynamics fazendo parkour, mas também levando belos tombos também…

Agora, para aproximar ainda mais as máquinas dos humanos, pesquisadores da Universidade de Lorraine, na França, desenvolveram um sistema que faz com um robô humanoide consiga se apoiar contra uma parede quando uma de suas pernas é quebrada – algo muito parecido com alguém que perde o equilíbrio (ou está bêbado).

Um robô bêbado…

O sistema que faz com que o robô se apoie para não cair é baseado em uma rede neural criada com nada menos que 882.000 simulações de treinamento; assim, Talos – o humanoide – consegue encontrar rapidamente um ponto na parede com maior probabilidade de evitar sua queda.

O reflexo robótico não é garantia de evitar um tombo 100% das vezes, mesmo porque não é possível analisar todas as posições possíveis ou superfícies para apoiar. O sistema também não o ajuda a se recuperar e voltar a se locomover.

Robô humanoide aprende a se apoiar na parede para não cair

Imagem: reprodução / YouTube

O próximo passo, dizem os pesquisadores, é evoluir para um sistema que seja útil em movimento e que os robôs possam, por exemplo, se apoiar em uma cadeira ou qualquer outro objeto que possa evitar sua queda.

Via: IEEE Spectrum

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários