A revelação da nova propriedade intelectual da Square Enix durante o mais recente PlayStation Showcase pegou muita gente de surpresa. Intitulado Foamstars, o jogo chama a atenção pela proposta de ser um shooter em terceira pessoa com foco em competições online — um gênero completamente diferente do que a desenvolvedora japonesa costuma investir, isto é, RPG.

Felizmente, Foamstars estava disponível no Summer Game Fest: Play Days e o blog KaBuM! teve a oportunidade de testar o game. A demonstração começou com uma breve apresentação sobre o projeto e os representantes explicaram os conceitos e mecânicas do jogo, além de enfatizarem estratégia, topografia, união e, acima de tudo, diversão.

Isso porque Foamstars é focado em partidas competitivas entre times de quatro pessoas. Basicamente, seu objetivo é utilizar armas que lembram NERFs para atacar os adversários de uma maneira nada convencional: com projéteis de espuma. Os protagonistas, por sua vez, além de terem personalidade e histórias originais, contam com habilidades exclusivas e equipamentos de categorias específicas.

As categorias incluem ataque direto, alta precisão e dano pesado. E, para distingui-las, as armas disparam em ângulos diferentes (para frente de forma a atingir o adversário mais rapidamente, levemente inclinado para disparos à distância, ou para cima para ataques em área). Embora não seja crucial, esse elemento deve ser levado em conta quando os times são montados a fim de manter um equilíbrio saudável — e aumentar as chances de ganhar, claro. 

Já as habilidades dos personagens se dividem em Active Skills (1 e 2) e Super Star Skills, que é resumidamente uma habilidade especial que precisa ser carregada antes de ser ativada. Para a sessão de testes, eu e os demais jornalistas presentes nos dividimos em duas equipes (time azul e time rosa) com quatro pessoas de cada lado. O modo selecionado para jogarmos foi o Smash the Star.

[Preview] Foamstars traz personagens carismáticos e multiplayer divertido e caótico
[Preview] Foamstars traz personagens carismáticos e multiplayer divertido e caótico

Neste modo, não basta apenas mirar a arma e disparar espuma no adversário. O propósito aqui é encharcar os oponentes e depois finalizá-los passando por cima deles com a prancha de surf. Isso deve ser feito enquanto eles estão incapacitados, ou seja, quando viram bolas de sabão que ficam rolando pelo cenário. Eliminando um integrante da equipe rival garante pontos para o seu grupo — e ganha quem tiver mais ao final da partida.

Durante a primeira partida, sendo bastante honesta, senti-me perdida com o propósito do modo, além de me confundir constantemente com o ângulo da mira e com a mecânica de surf. Ser colocada em uma espécie de mata-mata com regras muito específicas sem antes encarar um tutorial foi um pouco frustrante. Ao mesmo tempo, os representantes da Square Enix estavam sempre próximos, nos ajudando e fornecendo dicas, além de relembrarem detalhes que vimos na apresentação inicial e que, realmente, fazem a diferença.

Me refiro aqui aos conceitos de “estratégia, topografia, união e diversão” citados pelos representantes. A estratégia vem da comunicação entre a equipe, enquanto a união reside na prática de ajudar os colegas do grupo quando estes estão incapacitados, evitando assim que eles sejam eliminados pelo time rival. A topografia está relacionada à quantidade de espuma espalhada pelo cenário, pois quanto mais sabão da cor do seu time houver, maior é a sua vantagem em campo. Já a diversão acaba sendo consequência da experiência.

Imagem de Foamstars, shooter competitivo da Square Enix

Imagem: Square Enix/Divulgação

O lado bom é que a derrota veio de forma rápida, e quando a segunda partida teve início, comecei a entender melhor a dinâmica e pegar o jeito dos controles. Mas foi somente na terceira partida que eu realmente compreendi a questão da categorias de armas e seus respectivos ângulos. De toda forma, as partidas são rápidas: duram entre 5 e 10 minutos no máximo.

Ao longo de toda a sessão de testes, também constatei que os personagens possuem bastante liberdade de movimentação. Jogamos com um controle de PS5, e a distribuição ficou da seguinte forme: além de recarregar a arma no quadrado, podem pular com xis e fazer poses com círculo. O Super Star Skill é ativado no triângulo, enquanto os gatilhos de cima do controle cuidam do restante: R2 é para atirar e R1 é para a Skill B, e L2 é para surfar e L1 para Skill A.

[Preview] Foamstars traz personagens carismáticos e multiplayer divertido e caótico
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Considerando o quão expressivos e cheios de personalidade os protagonistas de Foamstars são, a movimentação e animações de forma geral me lembraram um pouco de Fortnite — ainda mais considerando que trata-se de um shooter em terceira pessoa com multiplayer competitivo.

Por falar em protagonistas, foi possível observar que existem doze espaços para personagens selecionáveis. Porém, apenas oito estavam disponíveis nos testes. Todos têm visuais únicos, além de esbanjarem charme e carisma, o que certamente vai chamar a atenção do público mais jovem — em especial a idol estilosa Soa, a CEO e garota propaganda Mel T, e o dono de uma cafeteria chamado The Baristador.

Ao fim da sessão de testes, senti que aprendi três lições valiosas em Foamstars: manter a comunicação com a equipe é essencial, a topografia realmente faz a diferença nas partidas e, ficarmos próximos uns dos outros é o que mantém o time vivo. Além disso, a nova proposta da Square Enix realmente consegue entregar uma experiência divertida e caótica (no bom sentido). 

Quando Foamstars será lançado?

Além de multiplayer com sessões privadas e livres, Foamstars promete entregar partidas ranqueadas e um modo single-player (só que os desenvolvedores não revelaram muitos detalhes). O novo game da Square Enix ainda não possui data de lançamento, mas sabe-se que chegará exclusivamente para PlayStation 4 e PlayStation 5.

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