Os requisitos mínimos para rodar o Windows 11 são bem claros em relação a ter um PC e pelo menos 8 GB de memória RAM. Já o desenvolvedor NTDEV resolveu provar que é possível rodar o sistema operacional alocado em uma placa de vídeo.

Em um vídeo publicado no YouTube, o NTDEV conseguiu fazer com que o Tiny11, versão modificada do Windows 11 para rodar com 2 GB de memória, rodasse em uma placa de vídeo RTX 3050 em sua versão para laptops.

O resultado do desempenho, que pode ser conferido no vídeo acima, acabou sendo bem interessante, uma vez que, de acordo com com o CrystalDiskMark, a velocidade média de leitura sequencial foi de aproximadamente 1.960 MB/s e de 2.497 MB/S para escrita.

O modelo da placa de vídeo, vale notar, é o mais fraco com a arquitetura Ampere, mas se mostrou eficiente para a tarefa.

Windows 11 com placa de vídeo foi executado em máquina virtual

Apesar do feito ser no mínimo curioso, a verdade é que o Tiny11 foi executado dentro de uma máquina virtual. Já para usar apenas a memória da placa de vídeo e não do PC, NTDEV recorreu ao programa GpuRamDrive, que aloca a VRAM em uma espécie de drive virtual.

Assim como distribuições Linux que rodam diretamente de um pendrive sem serem instaladas, infelizmente, os dados não acabam sendo salvos, uma vez que a memória RAM os apaga ao ser “desligada”. Desta forma, mesmo sendo algo interessante, rodar o Windows 11 a partir da VRAM não deve ter muita utilidade.

Via: Videocardz

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jonnatha F
13 de maio de 2023 14:24

Aparentemente quem escreveu o artigo não entendeu o que o cara fez ou escreveu como se fosse algo extraordinário para as pessoas clicarem. Já fiz algo semelhante através do Linux…