O Windows 11 traz alguns aplicativos pré-instalados, que podem ser considerados sem utilidade para a maioria dos usuários e que são conhecidos como bloatwares. Enquanto a Microsoft não parece ter planos para tirá-los por completo de seu sistema, uma boa novidade está a caminho.

Em uma versão de testes do Windows 11, disponível no canal Dev do programa Windows Insider, o site Bleepingcomputer descobriu que a Microsoft permitirá que a desinstalação dos bloatwares seja realizada sem o uso de programas de terceiros.

Bloatwares poderão ser desinstalados no Windows 11

Imagem: reprodução/blog KaBuM!

Por enquanto, confira uma lista dos aplicativos já confirmados que poderão ser desinstalados:

  • Câmera
  • Cortana
  • Fotos
  • Pessoas

Essa lista, vale lembrar que não está completa e a desinstalação de bloatwares também poderá ser aplicada a outros aplicativos. Entretanto, programas considerados parte essencial do sistema, ao menos por parte da Microsoft, devem continuar sem a possibilidade de serem desinstalados por meios oficiais.

Windows 11 terá versão oficial sem bloatwares

No segundo semestre de 2024, a Microsoft deverá lançar a versão LTSC do Windows 11. Essa versão do sistema operacional é conhecida por trazer apenas o que é realmente essencial para seu funcionamento, mas não é destinada para quem não usa o sistema para atividades profissionais.

Por sua vez, enquanto essa versão não chega, alguns desenvolvedores criaram versões do Windows 11 sem bloatwares. Este, por exemplo, é o caso do Tiny11, do NTDEV, que vem apenas com os aplicativos essenciais e com requisitos muito menores para funcionar quando comparada a versão oficial e completa do sistema da Microsoft.

Fonte: Bleepingcomputer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários