Steam Deck: overclock faz processador do portátil funcionar com 4 GHz de frequência
Com uma modificação na Bios, donos do Steam Deck têm feito overclock em busca de ganhar mais FPS nos jogosBy - Alvaro Scola, 23 abril 2023 às 12:00
Para obter mais desempenho com seus PCs, é claro, muitos jogadores optam por fazer overclock em suas CPUs. Por sua vez, o Steam Deck, o PC portátil da Valve, começa a ser alvo deste procedimento para garantir uns FPS extras.
Um vídeo publicado por ETA Prime, conhecido por testar PCs de diferentes tipos, mostra como ele fez com que o processador de seu Steam Deck chegasse a trabalhar com a frequência de 4 GHz. O processador do portátil, vale lembrar, trabalha com frequências de 2,4 até 3,5 GHz por padrão.
O procedimento, diferente do que temos em alguns PCs normais, não foi tão simples. Assim como mostra no vídeo, o ETA Prime precisou usar uma ferramenta chamada Bios Flasher para poder ter acesso a algumas funções que estão escondidas na Biossegurança e também fez o uso da ferramenta CryoUtilities para acessar algumas opções extras de desempenho dentro do SteamOS.
Além do overclock feito no processador do Steam Deck, o ETA Prime também deixou a iGPU do portátil trabalhando na frequência de 2.000 MHz. Com isso, as temperaturas, em alguns momentos, passaram um pouco da casa dos 90ºC.
Desempenho do Steam Deck ficou melhor para títulos específicos
No teste de benchmarking do Geekbench 5, o Steam Deck viu um aumento de menos de 100 pontos para atividades Single-Core, enquanto em atividade Multi-Core viu um aumento em torno de 300 pontos.
Já em Cyberpunk 2077, a taxa média de quadros por segundo foi de 36,72 para 40,31, um número que não impressiona, mas que ajuda. Além disso, a taxa mínima de quadros registrada saiu de 15,68 FPS para 24,95 FPS.
Por sua vez, o jogo que se saiu melhor no teste com o overclock foi o Horizon: Zero Dawn. No título, o Steam Deck passou a obter uma taxa média de 67 FPS, lembrando que sua tela é de apenas 60 Hz. De todo jeito, claro, isso deixou o jogo mais fluído, uma vez que antes o mesmo estava rodando em uma média de 50 FPS.
Outro cenário em que o PC portátil da Valve foi beneficiado foi com o emulador do PlayStation 3, que é conhecido por consumir muitos recursos da CPU. Para saber mais sobre o Steam Deck, não deixe de conferir este review feito pelo blog KaBuM!.
Comentários