Windows 11: usuários com processadores Ryzen têm problemas de performance
Os usuários de processadores Ryzen estão tendo problemas de performance com a versão 22H2 do Windows 11 perdendo até 30% de desempenho na hora de jogarBy - Alvaro Scola, 27 outubro 2022 às 13:17
O Windows 11 trouxe muitos recursos novos para seus usuários, mas tem tido alguns problemas com as atualizações. E, agora que a versão 22H2 está sendo liberada, o público com processadores da AMD está enfrentando alguns problemas de performance com o sistema da Microsoft.
O problema em questão está relacionado a uma função do Windows 11 executada em segundo plano que distribui tarefas em diferentes núcleos dos processadores. De acordo com testes feitos pelo site TechRadar e pelo usuário CapFrameX, do Twitter, o sistema não consegue trabalhar bem os chiplets duplos presentes nos processadores mais recentes da AMD, incluindo modelos da série Ryzen 9.
Update with SMT off. Disabling SMT can almost fix the performance loss.
What does the mean? Maybe reducing the thread pool of the game reduces the probability that 2 of N threads sharing data are spread across different CCDs because N/2 over 2 is much smaller than N over 2. https://t.co/vqnG79pWKB pic.twitter.com/nP7sVpOWCu
— CapFrameX (@CapFrameX) October 15, 2022
Ao desabilitar um dos núcleos e funções relacionadas à parte multitarefa do sistema, a performance na hora de jogar subiu em aproximadamente 30%. No jogo Metro: Exodus, sendo executado em um Ryzen 7950X, a taxa de FPS foi de 151 para 176 com a mudança.
AMD está ciente do problema no Windows 11
Em seu site, a AMD publicou um comunicado em que confirma que recebeu os relatos de jogadores tendo problemas de performance não apenas no Windows 11, mas como também no Windows 10. Entretanto, a empresa disse que está investigando os casos e que, até agora, não identificou uma grande diferença de performance.
Além disso, a empresa ressalta que outros aspectos, como a engine do jogo e a escolha de memórias também podem afetar a performance. Assim, esse fenômeno não seria exatamente novo ou inesperado.
Antes da AMD, vale ressaltar que usuários de placas Nvidia também tiveram problemas com a versão 22H2 do Windows 11. A empresa, entretanto, já lançou um novo driver que corrigia o bug em questão que afetava o monitoramento de recursos através do Gerenciador de Tarefas do sistema.
Via: Extremetech
Comentários