Windows 11 quer impedir que senhas sejam salvas no Bloco de notas
A atualização 22H2 do Windows 11 traz uma proteção para que senhas não sejam salvas em programas como o Bloco de notas. Entenda!By - Alvaro Scola, 28 setembro 2022 às 11:50
As senhas para fazer o login em diferentes serviços podem ser bem complicadas de serem lembradas, mas existem diversas soluções para ajudar nesta questão. Já o Windows 11, para ajudar os usuários a adotarem tais soluções, está com uma nova medida para impedir que senhas sejam salvas no Bloco de notas.
Na versão 22H2 do Windows 11, um recurso de segurança do sistema dá um alerta para os usuários quando os mesmos tentam salvar o que seria uma senha em um arquivo criado com o Bloco de notas.
A medida de segurança do Windows, é claro, se trata de uma forma de proteger os usuários de ataques phishing, uma vez que um arquivo desses está mais vulnerável a acessos indevidos ou indesejados por não conter nenhum tipo de criptografia.
Essa nova opção, apesar de importante, pode ser desabilitada nas configurações de “Privacidade e segurança” do Windows 11.
Bloco de notas não é o único afetado pela mudança do Windows 11
De acordo com o site Bleepingcomputer, a mudança também deve afetar outros programas da Microsoft que estão sendo usados para armazenar senhas sem que essa seja sua principal funcionalidade. Estes programas incluem: WordPad, Microsoft Word 2019, Microsoft Excel 2019, OneNote, Notepad2 e Microsoft 365.
Além do alerta para não salvar senha nesses programas, a versão 22H2 do Windows 11, no Microsoft Edge, chega até a avisar os usuários para que uma mesma senha não seja utilizada em mais de um serviço.
Fonte: BleepingComputer
Comentários