Ainda quando estava em fase de testes, o Windows 11 tinha um bug que prejudicava a sua performance ao ser executado em processadores AMD. Já nesta semana foi descoberto um novo bug, que traz novamente problemas de desempenho para quem usa processadores AMD com o novo sistema da Microsoft.

De acordo com relatos feitos em fóruns, como no Reddit e até mesmo no Hub de comentários da Microsoft, os processadores da AMD tem o seu desempenho prejudicado no Windows 11 quando o recurso “fTPM” está habilitado. Tal função, vale lembrar, precisa estar habilitada para que o sistema da Microsoft possa ser instalado.

Já como mostra o vídeo acima, o problema de performance pode ser facilmente notado em jogos. O usuário responsável pelo vídeo, que tem um processador AMD Ryzen 9 5950X e uma placa RTX 3080 Ti, ainda ressalta que todos os seus drivers, incluindo a BIOS, estão atualizados.

Como corrigir o problema do Windows 11 temporariamente

Até o momento da publicação desta matéria, a Microsoft ainda não disponibilizou uma atualização que corrige os  novos problemas relatados. Assim, por enquanto, de acordo com usuários do Reddit, somente desabilitar o fTPM na BIOS da placa-mãe elimina o problema de performance.

fTPM - BIOS

Imagem: reprodução/Reddit

O recurso fTPM, como mostra a imagem acima, fica geralmente na parte de “Segurança” da BIOS. Entretanto, o caminho pode variar de acordo com a fabricante da placa-mãe.

Apesar desta dica corrigir o problema de performance, vale notar que desabilitar o fTPM pode trazer alguns problemas extras. Por exemplo, o Windows 11 pode não baixar atualizações enquanto o mesmo não for reativado. Caso não queira desabilitar o recurso, infelizmente, a única outra solução possível é voltar para o Windows 10, que não tem este bug.

Comentários

6

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
6 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
LUIZ FERNANDO
27 de janeiro de 2022 17:03

Difícil achar quem não está tendo algum problema nesse novo windows Vista.. digo 11

Walmir Ramos
27 de janeiro de 2022 20:57

A Microsoft deveria por um prego no caixão da AMD

Pedro Mendes
30 de janeiro de 2022 00:30

Alguém sabe se isso é, de alguma formar prejudicial para o hardware? Tenho um Ryzen 5 5600x com uma 1650, e acontece as vezes. Mas, como jogo muito pouco, não ligo muito e não estava afim de voltar pro Windows 10, já que ia dar muito trabalho, e o problema não me afeta a todo momento.

Ramon nfs
30 de janeiro de 2022 07:30

A Microsoft deveria ser mais esperiente para q não aconteça esse problemas no Windows 10 ouve um caso parecido agora o Windows 11 o caso se repete, claro nada é perfeito vamos espera por atualização que resolva o problema

Gabriel Taffner
30 de janeiro de 2022 08:48

Esse problema aconteceu comigo no Windows 10 e já tem tempo isso, desde quando anunciaram que precisava habilitar o FTPM para o windows reconhecer que o PC é compatível com o 11, toda vez que habilitava acontecia esses travamentos esporadicamente em jogos e vídeos, achava até que era problema da minha placa mãe, já que não encontrava nada na internet falando sobre isso…

Volber Costa
30 de janeiro de 2022 10:22

O meu 3700X faz o mesmo de vez em quando.