Linux Mint 21: as principais novidades
A versão 21 do Linux Mint, conhecida como "Vanessa", traz novidades interessantes como o Timeshift mais integrado ao sistema. Confira o que mais mudou!By - Alvaro Scola, 1 agosto 2022 às 11:11
O Mint é uma das distribuições Linux mais populares devido a sua facilidade de uso e diversos recursos que agradam novatos e veteranos. O sistema é constantemente atualizado e acaba de chegar a sua versão 21, conhecida como “Vanessa”.
Assim como de costume, é claro, a nova versão está repleta de recursos novos para facilitar a vida dos usuários e chega disponível com 3 ambientes gráficos diferentes. Já para ajudar os usuários a saber o que mudou, o blog KaBuM! preparou um resumo com as principais novidades do Linux Mint 21. Confira!
As principais novidades do Linux Mint 21
Novo gerenciador de dispositivos Bluetooth
O Blueberry foi por muito tempo o gerenciador de dispositivos Bluetooth do Linux Mint, mas que dependia do Gnome para funcionar corretamente. Já o Blueman chega justamente para substituí-lo com direito a algumas funções úteis, como a possibilidade de adicionar ícones na bandeja do sistema.
Mais thumbnails no gerenciador de arquivos
Não é de hoje que o gerenciador de arquivos do Linux Mint exibe miniaturas para que os seus usuários possam pré-visualizar o conteúdo de algum arquivo. Agora, entretanto, este suporte foi expandido para outras extensões, que incluem ePub, MP3, RAW e outros.
Correção para dual boot
Em uma versão do Ubuntu 22.04 foi notado que o Windows estava desaparecendo do Grub devido a um recurso desabilitado em seu bootloader. Já no Mint 21 o “os-prober” foi ativado para que esse erro não ocorra.
Instalação facilitada de aplicativos via AppImage
O Ubuntu 22.04 LTS dificultou um pouco a vida de quem utilizava aplicativos obtidos via AppImage ao remover o libfuse 2 e o libfuse 3. Já apesar de ser baseado no Ubuntu, o Mint conta com ambas as referências para que as mesmas não precisem ser instaladas manualmente.
Timeshift integrado
O Timeshift já fazia parte do Linux Mint há bastante tempo para que backups pudessem ser restaurados com facilidade. Agora, o Timeshift virou um XApp, ou seja, o mesmo está ainda mais integrado ao Linux Mint e consegue até mesmo calcular o espaço necessário para um próximo snapshot.
Novo monitor de processos
Para auxiliar os usuários a saberem quando um processo está sendo executado em segundo plano, um monitor de processos foi adicionado à bandeja do sistema. Assim, por exemplo, quando o Timeshift estiver executando uma tarefa, o usuário poderá ver que isto está ocorrendo mais facilmente.
Novo recurso para notas
O Linux Mint já integra há bastante tempo o aplicativo Sticky Notes para que os usuários possam fazer pequenas anotações ou recados. Agora, o programa permite que uma nota seja duplicada sem que o usuário tenha que “criar uma mesma nota duas vezes”.
Além disso, como mostra a imagem acima, novas notas agora são criadas com cores diferentes.
Outras novidades do Linux Mint
Assim como é padrão, a nova versão da distribuição, é claro, conta com diversos papéis de paredes novos criados por sua comunidade. Ainda em relação a temas, o suporte ao GTK4 foi adicionado em temas Mint-Y e X.
Já o kernel da distribuição passa a ser 5.15, enquanto os pacotes base passam a ser os mesmos do Ubuntu 22.04. O download da distribuição pode ser feito através de seu site oficial por meio deste link.
Fonte: Blog Linux Mint
Comentários