Firefox considera dar suporte ao Windows 7 e 8.1 até junho de 2023
Fórum oficial de desenvolvedores da Mozilla afirma que uma base consistente de usuários do Firefox ainda usa versões antigas do sistema operacionalBy - Rafael Arbulu, 2 novembro 2022 às 15:53
A Mozilla até entende que seria mais fácil para ela, mas fechar o suporte do navegador Firefox para usuários do Windows 7 e Windows 8.1 não seria bom para pelo menos 15% de seus usuários. Então, a organização que mantém o browser está avaliando a possibilidade de continuar esse quadro até junho de 2023.
A informação vem do próprio blog de desenvolvedores da Mozilla, que em diversas postagens, discutiu o recente anúncio do Google de fechar suporte às versões antigas do sistema operacional da Microsoft para o Chrome.
Segundo o fórum, cerca de 15% dos usuários do Windows ainda estão usando suas versões antigas. Isso apresenta à Mozilla duas opções: a primeira é economizar a dor de cabeça de ter que considerar os sistemas defasados em testes de atualização, ou continuar testando-os e evitar que usuários do Firefox ou continuem usando versões desatualizadas do navegador, ou migrem para browsers que ainda ofereçam um suporte mais continuado.
Segundo um dos desenvolvedores do fórum:
“Eu penso que deveríamos considerar as circunstâncias a seguir: nós ainda estamos enfrentando uma crise econômica global e a falta de chips em estoque para dificultar qualquer upgrade de máquina por parte do usuário. A maioria das distribuições Linux abandonaram o suporte a sistemas de 32-bits, o que já deve afetar muitas máquinas com Windows 7, como os netbooks Atom, da Intel, então migrar para uma máquina Linux também não é uma opção para eles.”
Oficialmente, várias empresas confirmaram o fim do suporte ao Windows 7 e 8.1 em janeiro de 2023 – momento em que a própria Microsoft largará mão do Windows 8.1, aliás. A Mozilla reconhece que o fim do suporte eventualmente terá que acontecer de seu lado também, mas a organização independente ainda gostaria de preservar o usuário de ter que comprar uma máquina mais atualizada apenas para continuar usando seu navegador.
Não há uma informação de quando o pessoal por trás do navegador tome uma decisão final, mas a julgar pela proximidade do prazo, uma confirmação deve chegar nas próximas semanas.
via Mozilla
Comentários