Desenvolvedor cria emulador do Windows 95 que roda em todas as plataformas
Icônica versão do sistema operacional da Microsoft pode funcionar dentro do Windows 10 e 11, macOS Monterrey e até no LinuxBy - Rafael Arbulu, 21 outubro 2022 às 12:46
De dia, Felix Riesenberg trabalha como desenvolvedor da infraestrutura de finanças da Stripe. De noite, ele é um entusiasta independente que lançou, há algumas semanas, um emulador do Windows 95 – um projeto em que vinha trabalhando há uns quatro anos e que, depois de muitas idas, vindas e revisões, conta com versões para todas as plataformas: macOS, Linux e, no melhor momento “A Origem” de ser, Windows.
Não há muito segredo na parte técnica: Feliz usou o Electron, um framework de código aberto que pega programas escritos dentro da linguagem Javascript com um backend node.js e renderiza tudo isso dentro de um motor gráfico Chrome – não, não o navegador do Google.
O interessante é a amplitude de plataformas contempladas pelo emulador: o Windows 95 roda em várias distribuições distintas – imitando a versão 32 bit, 64 bit e até aquela com arquitetura ARM. O tamanho dos arquivos é bem leve, indo de algo entre 230 MB até 350 MB.
Sim, ele roda Doom. O jogo da id Software se tornou famoso ao rodar no Windows 95 via MS-DOS e os gamers retrô de plantão ficarão felizes em saber que o emulador não fugiu disso. Na verdade, o jogo em si vem pré-instalado, junto de clássicos como FreeCell, Paciência e Campo Minado.
Até as coisas mais irritantes estão presentes neste emulador, como o navegador da Netscape, todas as suas falhas de execução e os instaladores de internet discada da AOL e afins que adorávamos deletar. Aliás, jovem: a AOL já esteve no Brasil há anos, na mesma época em que o UOL era seu concorrente. Aliás de novo: o UOL nem sempre foi um portal de conteúdo, mas sim uma empresa de – pasme – conexão discada de internet. Bons tempos das grandiosas velocidades de…56 kbps.
O emulador do Windows 95 também conta com um aplicativo que simula o uso de disquetes, já que algumas aplicações da época eram instaladas por mídia física externa. Entretanto, os arquivos de instalação devem ser obtidos separadamente pelo usuário.
O download do emulador pode ser feito em todas as versões dentro da página do próprio Felix no GitHub.
via Felix Riesenberg (GitHub)
Comentários