Drivers das placas AMD Radeon estão supostamente corrompendo o Windows
Novos drivers da linha AMD Adrenalin foram lançados no último dia 15, mas usuários relatam erros de inicialização e de acesso a arquivosBy - Rafael Arbulu, 16 fevereiro 2023 às 11:07
A AMD lançou, na última quarta-feira, uma atualização dos drivers da linha Adrenalin (23.2.1), oferecendo atualizações de performance para as placas de vídeo (GPU) Radeon RX 6000 e 7000. Alguns usuários que fizeram a instalação, no entanto, reclamaram que ela vem causando erros de acesso a arquivos de funcionamento e até derrubando a inicialização do PC (via ComputerBase).
De acordo com vários relatos, os arquivos essenciais do Windows acabam corrompidos na máquina, forçando o usuário a reinstalar todo o sistema operacional do zero. No Twitter, alguns usuários que passaram pelo problema urgem para que outros, antes de atualizarem os drivers da AMD, façam o backup de seus dados.
Be careful when you install the latest Adrenalin 23.2.1. Backup your data!#AMD #Driver https://t.co/dOVZSth7OQ
— CapFrameX (@CapFrameX) February 15, 2023
Os novos drivers AMD Adrenalin trazem suporte amplo ao jogo Forspoken, publicado pela Square Enix e lançado em janeiro deste ano para o PlayStation 5 e Windows (PC), além de ampliar o suporte a alguns aspectos da API visual Vulkan. A versão 23.2.1 da atualização contemplava esses mesmos benefícios para GPUs mais antigas – como a linha RX 6000.
Entrando no “tecniquês” da coisa, parece que os novos drivers da AMD estão alterando os ajustes da BIOS (a parte que o processador usa para inicializar um sistema), alterando-os inadvertidamente e, como consequência, fazendo todo o sistema cair. Alguns usuários do fórum onde as reclamações foram originalmente postadas sugeriram ligar o PC em modo de segurança para revisar os ajustes da BIOS antes de reinstalar o Windows, só como garantia.
Outra recomendação foi a de usar softwares de desinstalação completa para remover a entrada dos novos drivers por completo, evitando assim que, se uma reinstalação do Windows for necessária, não existam resquícios do material que vinha gerando as complicações.
A AMD até agora não respondeu aos reclamantes, mas a empresa vem sendo marcada em todos os canais de comunicação nas redes sociais e no seu fórum de suporte técnico, então não deve demorar até que nós tenhamos algum comentário oficial.
Comentários