Receitas? Fofocas? Gatinhos e cachorros? O que você acha que está no topo da popularidade entre as publicações mais visualizadas no Facebook? É difícil adivinhar, mas a rede social de Mark Zuckerberg acaba de divulgar essas informações publicamente pela primeira vez. Quer saber o que mais bomba no Facebook?

Antes de mais nada, é importante dizer que essa abertura de informações pode ser encarada como uma espécie de “defesa” da rede social. A pressão para ser mais transparente sobre o que as pessoas consomem na plataforma é cada vez maior. Além disso, o Facebook é constantemente alvo de críticas pela enxurrada de publicações “problemáticas” – se assim podemos chamar. Fake news, você já deve ter ouvido falar.

Top 20 do Facebook

O relatório inédito classificou as 20 principais publicações, páginas, links e domínios públicos vistos pela maioria dos usuários – detalhe – nos Estados Unidos apenas entre abril e junho deste ano.

Fotos e vídeos, como era de se esperar, dominam o TOP 5 dos posts mais vistos no Facebook. Com mais de 80 milhões de visualizações e mais de 7 milhões de comentários, a publicação mais popular do Facebook no trimestre é um meme de caça-palavras (em inglês) do ano passado.

Curioso? Facebook divulga postagens mais visualizadas na plataforma

Imagem: reprodução / Facebook

Outra publicação bastante popular foi um desafio que incitava pessoas com mais de anos a compartilhar fotos com o tema “estou velho, mas pareço jovem”.

Entre os principais domínios compartilhados no Facebook, em primeiro lugar está o YouTube, com 181,3 milhões de visualizações no último trimestre. Já entre os links mais vistos no período, à frente está um site de ex-alunos do Green Bay Packers.

Só isso?!

O relatório é assim mesmo, raso. As métricas usadas não contemplam todos os dados em tempo real. Por exemplo, o Facebook não mostra o nível de engajamento das publicações, páginas e contas públicas. Ou seja, não sabemos o número de curtidas, compartilhamentos, comentários e outras reações no post; apenas quanta gente o viu.

Segundo os responsáveis pela análise, o conteúdo mais visto é responsável por uma pequena proporção do que as pessoas veem em seus feeds de notícias – menos 0,1% de todo o conteúdo visto – porque esses feeds são muito personalizados. Cinquenta e sete por cento das postagens que as pessoas veem são de amigos ou familiares e 87% delas não contêm links.

Mas o Facebook defende que o importante é que o relatório permita observar qual conteúdo obtém mais visualizações. Isso, segundo eles, é uma representação mais precisa do que as pessoas encontram quando usam a rede social.

O novo relatório tem ainda outras limitações. Apenas postagens públicas – aquelas que podem ser vistas por qualquer pessoa no Facebook – são levadas em conta. As que são particulares, para amigos ou em grupos privados não são contabilizadas.

Por último, apenas dados sobre o que é mais visto nos Estados Unidos está sendo monitorado.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários