Lançado em 2001, o Windows XP certamente ficou guardado na memória de muitos usuários. O fim do suporte pela Microsoft eliminou as chances de executar o sistema operacional de maneira segura, é verdade. Mas acredite: é possível matar a saudade da versão mesmo no Windows 11.

E quem provou isso foi o canal Tech Enthusiast no YouTube. Em um vídeo de pouco menos de 10 minutos, o perfil mostrou um método nada ortodoxo — como é de se imaginar, não seria algo oficial — para trazer toda a nostalgia do Windows XP na última versão do Windows lançada pela Microsoft.

Do Windows 11 para o Windows XP

Antes de tudo vale destacar algumas coisas. A primeira é que o processo é relativamente rápido e pode durar menos que o imaginado. Contudo, trata-se de algo trabalhoso, que envolve a instalação de alguns programas (cinco para ser mais exato), além de configurações no próprio SO.

Em suma, o usuário interessado vai precisar de softwares para alterar o visual do Menu Iniciar, da Barra de Tarefas, dos botões e do Menu de Contexto. Demais ajustes englobam configurações para o ponteiro clássico, o icônico papel de parede e outros detalhes. Se tudo der certo, o resultado ficará como a imagem abaixo.

Windows XP 2

Imagem: reprodução/Tech Enthusiast

Por mais difícil que seja imaginar um bom motivo para um usuário do Windows 11 regressar algumas boas versões e deixar seu PC no estilo dos anos 2000, é válido lembrar que uma pesquisa da Lansweeper constatou que, ao menos no meio corporativo, o Windows XP é mais popular do que a versão mais recente do sistema operacional.

Além disso, os segmentos de computação e games sempre deixaram claro como o fator nostalgia podem ser grandes diferenciais para uma relação capaz de enfrentar décadas, atualizações e críticas, se for preciso.

E não há dúvidas de que o Windows XP está incluído nisso.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários