Atualização do Windows 11 vem gerando ‘tela azul’ em placas-mãe da MSI
PCs equipados com componente da taiwanesa exibem erro de “processador não suportado” do sistema operacional; Microsoft já está investigandoBy - Rafael Arbulu, 24 agosto 2023 às 12:46
A Microsoft está investigando um problema decorrente de atualização do Windows 11, que parece atacar especificamente computadores equipados com placas-mãe da taiwanesa MSI. Segundo os relatos, o erro de “processador não suportado” que é exibido após o update vem causando a famosa “tela azul” no sistema operacional.
“Tela azul”, por vezes chamada de “tela azul da morte”, é uma mensagem de segurança exibida quando o Windows 11 (ou versões passadas do sistema operacional) enfrentam erros críticos. Ela geralmente ocorre na inicialização, quando os processos do computador começam a ser carregados, mas também existem vários casos onde ela vem após uma demanda muito alta do hardware. A tela azul geralmente precede uma falha total de sistema.
A atualização em questão é a “KB5029351”, que traz updates corriqueiros de segurança e correções de bugs, e pegou a Microsoft – dona do Windows – desprevenida: “estamos, no presente momento, investigando para determinar se esse é um problema causado por nós. Vamos comunicar um feedback quando maiores informações estiverem disponíveis”, disse a empresa.
A suspeita da atualização problemática recair em máquinas MSI veio após vários usuários no Reddit, que passaram pelo erro, relatarem suas configurações: praticamente todos eles tinham PCs equipados com placas-mãe da taiwanesa, em vários modelos.
Vale citar, no entanto, que a MSI recentemente atualizou a sua BIOS em antecipação à chegada dos processadores Raptor Lake-S Refresh da Intel, que devem aparecer nas lojas a partir de outubro. Todos os usuários do Reddit afirmaram estarem rodando a BIOS atualizada e, em pelo menos dois relatos, o downgrade permitiu a instalação da atualização sem nenhum enguiço.
De qualquer forma, foi-se o tempo em que a “tela azul” significava uma perda total de sistema e, hoje, ela é mais um meme assustador que um problema de fato. É relativamente fácil reverter erros do tipo e remover manualmente a atualização depois de instalada e, a fim de evitar maiores preocupações, a Microsoft já removeu o arquivo “KB5029351” da piscina de downloads do Windows Update.
Comentários