O Windows conta com uma vulnerabilidade bastante preocupante – e que está sendo explorada ativamente por hackers. Felizmente, a Microsoft já lançou uma correção para o sistema e, portanto, a recomendação é que o aparelho seja atualizado o quanto antes.

O problema, descoberto pela empresa de segurança Proofpoint, foi batizado de Follina e permite que cibercriminosos sequestrem os computadores dos usuários por meio de softwares simples, como o Microsoft Word.

Em um exemplo da ação dos criminosos, a empresa de segurança detectou hackers associados ao governo chinês enviando documentos do Word com cargas maliciosas para destinatários tibetanos.

Caso o arquivo seja aberto, o exploit consegue assumir o controle do Microsoft Support Diagnostic Tool (MSDT) e executar comandos diversos, como instalação de outros programas, criação de novas contas de usuário e exclusão ou alteração de dados de armazenamento.

Em casos mais extremos, a vulnerabilidade foi usada em campanhas de phishing direcionadas para governos norte-americanos e europeus.

Recomendações para o Windows

Logo Windows

Imagem: Jeremy Bezanger/Unsplash

Antes de lançar uma correção oficial, a Microsoft ofereceu algumas soluções alternativas para a questão. Agora, com a chegada do update, a empresa recomenda que os usuários com Windows 7 ou superior atualizem seus sistemas o mais rápido possível.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários