Apple segue investindo na privacidade dos usuários no iOS 15
By - Alvaro Scola, 7 junho 2021 às 16:28
Desde o iOS 14, a Apple tem trabalhado bastante em mais formas de garantir a privacidade de seus usuários em dispositivos móveis. Agora, durante o WWDC 2021, a empresa mostra que continua a apostar nisto ao anunciar ainda mais recursos para deixar seus usuários seguros com o iOS 15.
Quando as pessoas recebem e-mails, apesar de não serem visíveis, o conteúdo deles pode trazer “pixels rastreadores”, que são capazes de denunciar quando um e-mail foi aberto ou não. Agora, o cliente de e-mails padrão do iOS contará com uma proteção contra esta prática.
De acordo com Kaite Skinner, engenheira de privacidade da Apple, o iOS 15 terá um recurso capaz de esconder os IPs dos usuários na hora de abrir e-mails, que impede justamente as ferramentas de marketing detectarem quando um conteúdo foi visualizado. Além do aplicativo de e-mails receber esta proteção, o Safari também se aproveitará desta função para esconder o IP dos usuários na hora de navegar na internet.
iOS 15 terá função de relatório de privacidade
Além das soluções vistas acima para os usuários terem mais privacidade, a Apple também colocará no iOS 15 uma função que pode ajudar as pessoas a encontrarem aplicativos que não respeitam tanto os seus dados. A ferramenta, que deve vir com o nome “Relatório de privacidade”, mostrará estatísticas do quanto os apps instalados no iOS acessam seus contatos, câmera e outros recursos do sistema.
Não somente isso, de acordo com a Apple, o relatório mostrará até mesmo para onde os dados coletados pelos aplicativos estão sendo enviados.
Siri armazenará comandos localmente
Outra mudança importante que será feita no iOS 15 envolve a Siri, a assistente virtual da Apple. Na nova versão do sistema, os registros de comandos dados para a Siri serão armazenados no próprio aparelho ao invés de serem enviados para a própria Apple, que poderia coletar mais dados a partir deles.
Essa mudança, é claro, não deve ficar tão visível para os usuários. A Apple ainda ressaltou que, mesmo armazenados localmente, estes dados de comandos dados para a Siri seguem sendo criptografados.
Via: The Verge
Comentários