App da AMD consegue alterar configurações de CPU sem que o usuário saiba
Caso o usuário tenha um combo de equipamentos da AMD, a Bios pode ser alterada pelo softwareBy - Luiz Nogueira, 4 abril 2022 às 14:00
Um driver das placas de vídeo da AMD aparentemente é capaz de alterar as configurações da Bios de um computador. A questão foi recém-descoberta e preocupa muitos especialistas.
Como divulgado pelo Igor’s Lab, há relatos de que o driver mais recente da empresa, identificado como 22.3.1, e o módulo Ryzen Master tentam alterar as configurações da CPU mesmo que a ação não tenha sido solicitada pelo usuário.
Usuários do Reddit explicam que isso, ao que parece, acontece devido à sua compatibilidade com o Ryzen Master SDK. Estando funcional no sistema, o software consegue modificar as configurações do sistema caso o computador esteja equipado com processador AMD e uma placa de vídeo.
O interessante a se observar é que, caso o sistema esteja equipado, por exemplo, com uma CPU Intel e uma placa de vídeo AMD, as alterações não são possíveis. Isso é apenas em casos de ambos os componentes serem da mesma marca.
Além disso, foi descoberto que o software também é capaz de ajustar os limites de energia e a frequência máxima de aumento de um processador Ryzen.
Mas, ao que parece, há uma correção para o problema. Segundo um usuário do Reddit, “não carregue perfis antigos, apenas crie um novo e reajuste a GPU. É uma pequena dor de cabeça, mas uma vez feito, não será possível alterar as configurações de Bios”.
Via: Digital Trends
Comentários