ThinkPad X13s, o primeiro notebook 5G do Brasil, chega ao setor corporativo em parceria com a Vivo
Com bateria de 28 horas de uso e processador Snapdragon 8cx de 3ª geração, ThinkPad X13s já está disponível, em modelo de compra ou de aluguelBy - Rafael Arbulu, 16 março 2023 às 16:45
Revelado na última semana, o ThinkPad X13s está oficialmente entre nós: durante evento realizado hoje (16) na sede da Qualcomm na zona sul de São Paulo, a fabricante de processadores oficializou o primeiro notebook com conexão 5G do Brasil, desenvolvido junto à Lenovo, que assina o produto por meio da linha ThinkPad e o destina ao setor corporativo.
As promessas são bem altas para o novo modelo – e não apenas na conexão móvel: segundo a Lenovo, o notebook conta com 28 horas de uso continuado – ou cerca de 3 dias em caso de hibernação – de acordo com Leandro Lofrano, diretor de produtos da fabricante chinesa. “Nossos testes não foram do tipo ‘ligue o computador e espere a bateria acabar: o uso é condizente com a realidade atual”, ele disse.
O ThinkPad X13s já está disponível para empresas que queiram adquiri-lo, e ele vem em dois formatos de negócios: o primeiro é a venda direta, com valor fixo de R$ 10.930. Gabriel Domingos, diretor de marketing B2B da Vivo, que conta com a oferta inicial do modelo, disse que o segundo modelo – a locação do aparelho – também está disponível, com benefícios como atendimento técnico ilimitado, seguro e ferramentas de ciberdefesa, como antivírus. Este modelo é praticado por meio da força de vendas da operadora e os preços são combinados no ato.
Ainda citando a Vivo, é ela quem vai oferecer o “5G” do primeiro notebook com conexão 5G do país. Os planos de dados começam a R$ 79,90 mensais e, segundo as empresas, asseguram a prática always connected do aparelho. Os executivos da Qualcomm, Lenovo e Vivo citaram situações do cotidiano onde esse tipo de benefício viria bem a calhar, como profissionais itinerantes que se vêem constantemente em uso de redes wi-fi abertas – um problema desse uso reside na falta de segurança e vulnerabilidade de conexões sem fio do tipo para ataques do tipo “homem do meio”, onde a transferência de dados é interceptada e redirecionada para uma parte interessada (geralmente, hackers).
Isso expõe dados sigilosos de empresas – considerando que o ThinkPad X13s é voltado ao setor corporativo – e contribui grandemente para problemas como vazamentos de informações. Com o 5G da Vivo, garantiu Domingos, isso deixa de ser uma preocupação.
O ThinkPad X13s é mais que “o PC com 5G”
Em uma demonstração improvisada no mesmo evento, o blog KaBuM! teve acesso a alguns detalhes sobre o funcionamento interno do novo notebook: um detalhe interessante – ainda que não exatamente “novo” – é o emprego da inteligência artificial (IA) em quase todos os aspectos do aparelho. Ele se sobressai mais, no entanto, no uso da webcam.
Segundo Helio Oyama, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da empresa, a pandemia efetivamente forçou o mundo a um modelo de trabalho que contemple o uso de aplicações de reuniões virtuais – como Zoom, Meets e afins. Hoje, por mais que modelos híbridos estejam saltando aqui e ali, encara-se como um fato que o velho regime de “sair de casa e ir ao escritório todo dia” é algo fadado ao fim.
Pensando nisso, a Lenovo fez questão de empregar o poder de processamento do chip Snapdragon 8cx de 3ª geração na exibição otimizada de imagens. No caso da webcam, isso se traduz no isolamento completo da figura principal da imagem (você, no caso), controlando o foco automaticamente para priorizar a sua visualização.
Outro ponto interessante é o cancelamento contínuo de ruídos externos. Durante a apresentação, foi tentado de todo jeito gerar barulho que pudesse atrapalhar uma conversação e, bom, só percebemos que alguém estava batendo palmas por estar na mesma sala – na chamada em vídeo, esse som não transparecia.
O chip de 5 nanômetros (nm) também tem outras qualidades interessantes: acompanhado de uma GPU Adreno 690, o sistema sobre chip (SoC) promete até 85% mais velocidade de processamento em ações multitarefa. Mais além, o mesmo sistema é usado para gerenciar outros fatores internos, como a temperatura do hardware e o melhor emprego energético – Oyama contou que o ThinkPad X13s consegue, por conta própria, identificar quando um usuário está à frente dele ou ausente, e faz os ajustes de consumo de acordo.
No que tange à configuração interna, aliás, o notebook vem com display de 13,3 polegadas com suporte à tecnologia touchscreen e modo de luz noturna – algo que vem se tornando tendência e ajuda a manter a saúde dos olhos em ambientes escuros ou noturnos. O display IPS conta com quadro 1920×1200 (16:10) e 300 nits de brilho.
O kit multimídia é formado por dois alto-falantes de 2W cada, além da webcam de 5 megapixels (MP) com leitura infravermelha. A conectividade não fica apenas no 5G, e o novo modelo também oferece suporte ao Wi-Fi 6 e bluetooth 5.1, além de duas portas USB-C 3.2 de segunda geração para uma transferência de dados mais rápida. Há também uma entrada de 3,5 milímetros (a popular “P2”) para fones de ouvido cabeados e uma entrada nano-SIM para pacote de dados.
Finalmente, o ThinkPad X13s traz até 32 GB de RAM (LPDDR4x) e máxima de 1 TB de espaço para armazenamento (disco de estado sólido, ou simplesmente “SSD”), com Windows 11 Pro como sistema operacional.
Por fim, a Lenovo disse que até tem planos de levar o ThinkPad X13s para o varejo comum – ou, ao menos, alguma variação dele – mas por ora, a empresa não se comprometeu com datas ou expectativas de tempo para isso.
Comentários