GPUs usadas vendidas como novas não são novidade e podem ser encontradas aos montes em e-commerces chineses. Mas ao que parece, os vendedores estão aperfeiçoando suas técnicas e até têm pintado (sim, com tinta) memórias das placas para vendê-las como novas e enganar os consumidores.

Pinturas em componentes de GPUs? Não cheira bem…

Novamente, GPUs a preço de banana são vistas aos montes em algumas plataformas da China. O baixo custo tem uma explicação: em muitos casos, elas foram usadas anteriormente para mineração. Acontece que os vendedores fazem uma reforma aqui e acolá e as deixam com aspecto de novas — embora não sejam.

Arranhões e ausências de parafuso ou lacre de segurança são bons indícios de uso. Contudo, o jeito mais fácil de identificar uma placa de vídeo de segunda mão é (ou pelo menos era) observar tonalidades amareladas nas memórias ou na GPU do produto, oriundas de um desgaste anterior.

O único problema é que, aparentemente, os vendedores/mineradores encontraram uma forma de burlar essa análise. Como reportado no vídeo do canal brasileiro Iskandar Souza no YouTube, algumas dessas placas importadas via e-commerce apresentaram módulos de memória pintados.

É verdade que Paulo Gomes, técnico de informática que participou do vídeo, não crava que pinturas são certezas de que a GPU foi usada. Até porque tonalidades amarelas também podem ser frutos de ressoldagens — uma prática comum até entre parceiros de fabricantes — e a pintura poderia ser um meio para disfarçar isso.

Em contrapartida, é muito suspeito modificar a aparência de um componente que é descrito, muitas vezes, como “100% novo”. Portanto, fica a recomendação de pensar duas (ou mais) vezes antes de colocar aquela GPU com preço atrativo no carrinho do AliExpress, Shopee e afins.

Via: VideoCardz

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários