O USB Promoters Group, a entidade que promove a adoção da tecnologia USB pelo mundo, anunciou por meio de um comunicado uma atualização do atual padrão “USB 4”, intitulada “USB 4 2.0”, com possibilidade de transferir dados entre dispositivos em velocidades de até 80 gigabits por segundo (Gbps).

Um aumento de velocidade de transferência não é bem inesperado, mas o “charme” desse anúncio vem do fato de que essa potência eventualmente será atingida dentro da estrutura atual “por meio de uma nova camada física da arquitetura”. Na prática: os cabos que você já tem devem ser melhorados.

Imagem mostra um cabo USB-C, que deve ser padronizado durante atualização do padrão USB 4

Imagem: Marcus Urbenz/Unsplash

Segundo o press release, a nova versão do USB 4 usará o padrão USB-C de cabeamento. O grupo não explicou exatamente como essa capacidade tecnológica será atingida – o USB Implementers Forum é quem controla os parâmetros técnicos exatos, que ainda não foram completamente divulgados. Entretanto, o porta-voz do fórum, Joe Balich, afirmou que “se você saísse agora e comprasse um novo cabo USB listado a velocidades de 40 Gbps, ele já poderia se aproveitar da velocidade dobrada no futuro”.

“Este benefício foi uma exigência de quando a nova especificação foi desenvolvida, e os parâmetros sobre como os 80 Gbps são atingidos serão divulgados quando a documentação final for liberada.”

Essa “liberação” deve ocorrer até novembro de 2022, quando ocorrerá o evento USB DevDays – especificamente, nos dias 1 e 2 nos EUA, e novamente nos dias 15 e 16, na Coreia do Sul.

Outro ponto interessante ressaltado pelo grupo – que contempla empresas como Intel, Microsoft e Apple, para citar alguns nomes – é que o benefício também será levado aos padrões anteriores ao USB 4. Embora não seja esperado que, digamos, o USB 3.2 não atinja 80 Gbps, ele deve cruzar a barreira dos 20 Gbps – o que já é um feito impressionante.

via The USB Promoter Group

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários