A atual situação da escassez global de GPUs não é nada fácil, mas dados recém-divulgados sugerem que o pior pode ter ficado para trás. Isso porque um reporte da Graphic Speak aponta que as remessas de placas de vídeo aumentaram consideravelmente em 2021.

De acordo com o relatório, US$ 51,8 bilhões (R$ 243,6 bilhões, em conversão direta) em GPUs foram enviadas no ano passado em plena crise dos chips. O número corresponde a um aumento de 29,5% de remessas vendidas em relação aos envios feitos no ano de 2020.

Análises mais profundas da Jon Peddie Research mostraram que os envios de placas da AMD aumentaram 12,4% trimestre a trimestre, enquanto os envios de componentes da Nvidia cresceram 0,5% nesta mesma métrica. O último trimestre foi bastante positivo para ambas as marcas.

No papel, mais envios de GPUs significaria mais disponibilidade destes produtos nas prateleiras. O problema é que a procura excedeu (e muito) a oferta, mesmo quando componentes estavam sendo vendidos pelo dobro do preço sugerido no varejo.

Felizmente, há um cenário teoricamente positivo pela frente.

Placas de vídeo (GPUs)

Imagem: Divulgação/Nvidia

Cenário de GPUs pode melhorar ainda mais em 2022

Mesmo que diversos players do cenário tenham apontado que a crise dos chips deve continuar neste ano, uma previsão de janeiro feita pela Digitimes Asia apontou que as remessas de placas de vídeo podem aumentar em 10% ao longo de 2022.

A entrada da Intel no mercado de placas gráficas, assim como o lançamento de novos produtos de Nvidia e AMD, também devem oferecer mais opções para os consumidores. E a outra boa notícia é que os preços destes produtos alcançaram o menor patamar dos últimos 15 meses.

Claro, se a procura continuar muito maior que a oferta, nada disso poderá ser levado em conta. Mas ao menos as previsões indicam que a situação será um pouco menos complicada do que já foi no passado.

Via: PCWorld

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários