No segundo dia do Snapdragon Summit 2022, em Maui, no Havaí, a Qualcomm aproveitou esta quarta-feira (16) para revelar o Snapdragon AR2 Gen 1: a nova plataforma de realidade aumentada (AR) da marca, cuja tecnologia inovadora desbloqueará uma próxima geração de óculos elegantes e de ponta do setor.

O grande destaque da plataforma de 4 nm vai para a utilização de uma arquitetura de processamento de chips distribuídos combinada com blocos IP personalizados. Em termos de design isso significará a possibilidade de óculos mais finos e com braços menores, já que a nova plataforma passou a ocupar uma área de PCB 40% menor.

Snapdragon AR2: menor, mais potente e mais econômico

Mas menor não é sinônimo de menos eficiência. Aliás, o desempenho de inteligência artificial (IA) do Snapdragon AR2 Gen 1 melhorou em 2,5 vezes, enquanto seu consumo de energia passou a ser 50% menor — o que possibilita a criação de dispositivos com menos de 1 W de energia.

Além disso, sua arquitetura multi-chip trabalha dinamicamente para distribuir os processamentos de dados, o que se traduz em menos latência e melhor distribuição de peso.

Snapdragon AR2 Gen1

Imagem: divulgação/Qualcomm

Enquanto o processador AR cuida da aceleração de hardware dedicado que melhora o rastreamento e localização do movimento do usuário, o coprocessador central agrega dados de câmera e de sensor que permitem rastreamento ocular e autenticação de íris para renderização foveated.

Já a plataforma de conectividade utiliza o Qualcomm FastConnect 7800 para desbloquear tecnologias como Wi-Fi 7, XR Software Suite 2.0 e Snapdragon Spaces Ready.

“Criamos o Snapdragon AR2 para enfrentar desafios únicos do headwornds AR e fornecer processamento, IA e conectividade líderes do setor que podem caber em um formato elegante”, afirmou Hugo Swart, vice-presidente de gerenciamento de produtos XR da Qualcomm Technologies.

Snapdragon AR2 Gen 1

Imagem: divulgação/Qualcomm

Não está claro quando o Snapdragon AR2 será visto em um dispositivo, mas a Qualcomm afirma que a plataforma está “em vários estágios de desenvolvimento com OEMs, incluindo Lenovo, LG, Nreal, OPPO, Pico, QONOQ, Rokid, Sharp, TCL, Tencent, Vuzix e Xiaomi”.

Isso significa que será questão de tempo até que os usuários possam, de fato, testar os limites dessa nova plataforma que promete revolucionar o setor de AR.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários