Enquanto alguns comemoram a evolução tecnológica que tornou os computadores extremamente silenciosos, outros parecem sentir falta da barulheira das máquinas antigas. Prova disso é que um entusiasta da computação decidiu adicionar os cliques de discos rígidos (HDs) nos modernos SSDs.

Calma, você não leu errado: especializado em trabalhos eletrônicos, Matthias Werner criou seu próprio projeto para dar um fim ao silêncio dos armazenamentos recentes e torná-los tão ruidosos quanto os HDs do passado — que faziam um som característico.

O motivo de tudo isso? Para Werner, o barulhinho de disco rígido pode dar um toque nostálgico para os setups modernos e tornar o ambiente um pouco menos monótono. Além disso, o ruído pode funcionar como um indicador para que o usuário saiba se o computador travou ou se o SSD ainda está em atividade.

O típico caso de uma criação que ninguém pediu, mas muitos vão querer aderir.

Nostalgia de HDs barulhentos

Em termos técnicos, não há nada de muito complexo. A placa de circuito do HDD Clicker é alimentada por um microcontrolador ATTiny e possui conectores de energia Molex, conectores de entrada e saída para um LED de disco rígido, além de um alto-falante piezo integrado.

Quando conectado ao setup, o microcontrolador alimenta o áudio em sincronia com a atividade da unidade para o speaker do piezo integrado, fazendo com os cliques característicos sejam reproduzidos toda vez que o SSD executa operações de leitura ou de gravação.

Para os interessados, Matthias Werner deixou um vídeo tutorial para que o projeto seja feito de forma caseira. Mas para quem não tem tanta familiaridade com placas de circuito, a boa notícia é que o HDD Clicker estará disponível na Serdashop por € 25,00 (R$ 132 em conversão direta).

Fica a questão: vale ou não vale a pena? Deixe a resposta na seção de comentários.

Via: Tom’s Hardware

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leandro
1 de outubro de 2022 10:52

Próximo projeto, causar bad sectors para os nostálgicos.