Placas de vídeo Nvidia GeForce RTX 40 devem chegar em 2022
A grande novidade por parte da Nvidia seria a implementação da arquitetura Ada Lovelace nas placasBy - Luiz Nogueira, 30 novembro 2021 às 11:00
As placas de vídeo para jogos da linha RTX 40 da Nvidia devem ter uma configuração bastante robusta para o próximo ano. Como compartilhado pelo DigiTimes, a empresa parece estar pronta para trazer os chips Ada Lovelace para suas placas.
Ao que parece, a Nvidia vai utilizar processos de 5nm da TSMC para suas próximas placas de vídeo com chip Ada Lovelace.
Essa configuração foi anteriormente citada por pessoas ligadas à indústria. No entanto, agora, a afirmação vem supostamente de fábricas de Taiwan onde essas GPUs estão sendo fabricadas.
Na parte técnica, a GPU Ada Lovelace, que acredita-se ser identificada como AD102, pode ter velocidade de clock de 2,5 GHz e 18.432 núcleos Cuda alojados em 144 unidades SM – o que é quase o dobro dos núcleos presentes na arquitetura Ampere.
Além disso, essa velocidade de clock daria algo entre 85 e 92 TFlops de desempenho de computação, mais que o dobro do visto na RTX 3090.
Por fim, o vazamento afirma que o carro chefe da linha RTX 40 da Nvidia deve contar com barramento de 384 bits e 24 GB de memória.
Ainda não se sabe exatamente quando essas GPUs chegarão ao mercado. No entanto, as fabricantes afirmam que isso vai ocorrer em algum momento de 2022.
Via: WCCFTech
Comentários